Bloqueio Continental é considerado tanto um decreto, como também uma estratégia ou proibição utilizada e proposta pelo então imperador da França, Napoleão Bonaparte, no período do ano de 1806.
O Bloqueio Continental consistiu no fechamento dos portos, durante a Revolução Francesa, para o comércio inglês. Isso quer dizer que, as Ilhas Britânicas (Grã Bretanha e Irlanda) estavam isoladas de forma econômica, não sendo possível realizar relações comerciais.
Todos os navios comerciantes que entravam e saíam da Europa, a partir desse decreto, passaram a ser vistoriados. O objetivo principal do Bloqueio Continental era tornar o Reino Unido um alvo fácil, sendo que sem o comércio e a capacidade dos ingleses em realizarem transações comerciais – que era essencial para a manutenção do império – ele poderia ser atacado.
Napoleão Bonaparte utilizou como justificativa essa proibição à própria ação de bloqueio que os navios da Marinha do Reino Unido realizaram aos portos franceses, assim como a monopolização do mercado europeu com os produtos manufaturados, que prejudicavam os produtos franceses.
Contudo, para o Bloqueio Continental funcional totalmente, Napoleão precisava do apoio de todos os outros países da Europa, isto é, que todos aderissem à ideia. Infelizmente para a França, Portugal não a apoiou, pois a Inglaterra era o seu principal parceiro de negócios.
Para não enfrentar o exército de Napoleão – já que não possuíam condições para tal – a Corte portuguesa, por sugestão da Inglaterra, foi enviada para o Brasil, que se tornou sede do reino português. Nessa época do Bloqueio Continental, Corte portuguesa fugiu para o Brasil, resultando – após alguns anos – no processo de independência do Brasil.
Embora o Bloqueio Continental tenha sido uma arma eficaz contra a Inglaterra, reduzindo suas negociações em 25% a 50%, Napoleão acabou sendo derrotado depois de algum tempo.
O Bloqueio Continental contribuiu para vários países, tais como a Bélgica e a Suíça, pelo aumento nos lucros – já que a concorrência britânica não mais os atingiam.
A Rússia, porém, foi um país prejudicado, mesmo apoiando a ação francesa. O comércio com a Inglaterra reiniciou-se em 1812, com as tropas de Napoleão invadindo o território russo, mas fracassando.
Na própria França, o setor naval acabou sendo prejudicado pelo Bloqueio Continental.
Com a falta de apoio de Portugal, os franceses cruzaram a Espanha para invadir o território português. As populações de Portugal (com o apoio britânico) e da França entraram em conflito, resultando na Guerra Peninsular.
O significado de Bloqueio Continental está na categoria Significados