Blasfêmia é um substantivo feminino que chegou ao português importado do latim blasphemia. Por sua vez, a palavra latina é apenas a importação de outra, esta grega, de mesma grafia, vinda de Blasphemein.
O segundo elemento da palavra, -pheme, quer dizer “declaração”. O primeiro é de origem desconhecida, mas a palavra grega blasphemein quer dizer “falar mal de”.
O significado de blasfêmia é bastante similar ao de blasphemein.
Blasfêmia, na verdade, é uma ofensa a alguma divindade. As blasfêmias ocorrem dentro das religiões, pois são insultos àquilo que é sagrado. A blasfêmia é a difamação do nome de Deus ou de outro ser que o equivalha em outra religião. Por extensão, também pode ser considerada como blasfêmia a ofensa ou o ato injurioso praticado contra alguma pessoa ou contra algo que é respeitável na sociedade.
Há alguns países que possuem, em seus códigos penais, leis e punições contra aqueles que blasfemam, chamados de blasfemos. Com a separação da religião e do Estado, muitas pessoas lutam pela extinção da lei anti-blasfêmia.
No Brasil não há crime de blasfêmia, mas há algo parecido, que é o crime de injúria contra os seguidores de determinada religião. Este crime está previsto no Código Penal sob o título de crime contra o sentimento religioso. Esse crime pode ser o de ultraje a culto, o de perturbação de ato religioso ou o de injuria a um indivíduo ofendendo sua dignidade ou decoro.
As leis contra blasfêmia costumam ser mais rigorosas em países de maioria muçulmana, levando à prisão perpétua ou até mesmo à pena de morte.
De acordo com o livro do Levítico, presente no Antigo Testamento da Bíblia, aqueles que blasfemam são condenados à morte. No evangelho de São Marcos é possível ler que a blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado sem perdão.
O significado de Blasfêmia está na categoria Significados