A biosfera pode ser considerada como o conjunto de todos os ecossistemas na Terra, é onde todos os seres vivos estão dentro do planeta, e onde há condições para a sua sobrevivência.
Essa classificação foi dada pelo geólogo austríaco Eduard Suess e mais recentemente estendido pelo geoquímico russo Vladmir Vernadsky, que traduziu a biosfera como um sistema integrado de processos bióticos e abióticos.
O termo biosfera tem origem no grego bios = vida e sfaira = esfera, ou seja esfera da vida e nada mais é do que a vida na Terra. A biosfera entra no grupo da litosfera, hidrosfera e atmosfera, que formam a biodiversidade do planeta.
A ciência explica a formação do planeta a partir de 4 principais esferas que compõem os elementos da Terra, são elas:
Antes formada apenas por elementos da litosfera, hidrosfera e atmosfera, o planeta passou a contar com a biosfera a partir do surgimento dos primeiros seres vivos.
Antes de existir a biosfera, no surgimento da Terra, acredita-se que o planeta era muito quente e não havia água em estado líquido, apenas atmosfera. Com o tempo a Terra resfriou-se e a água liquida acumulou nos buracos que estavam formados no solo, formando os primeiros lagos e mares, a chamada hidrosfera e com a grande irradiação solar atingindo o planeta surgiram condições ideias para o surgimento dos seres vivos e assim da biosfera.
Podemos considerar como biosfera uma camada de 8 km acima da superfície terrestre e 8 km abaixo da superfície dos oceanos onde existe vida. E nos diversos ecossistemas que abrangem a biosfera podem ser encontradas milhões de espécies de seres vivos, podendo ser dividido em três partes: ecossistema marinhos, que são compostos pelos oceanos e água salgada; dulcícola, que é composta por água doce; e também a terrestre, que reúne todos os ecossistemas que estão em terra firme.
A litosfera, também conhecida como camada terrestre, é a camada externa e sólida pela qual a Terra é composta. Essa camada é constituída de rochas e solo de diversas formas e minerais.
A profundidade das camadas podem chegar a até 72 km abaixo do solo, classificada como crosta continental, e 8 km abaixo dos oceanos, classificada como crosta oceânica.
As rochas que compõem a litosfera são: rochas magmáticas; rochas sedimentares; rochas metamórficas; manto e núcleo.
O significado de Biosfera está na categoria Significados