Biohazard é uma junção de biological, cujo significado é biológico, e hazard, cujo significado é risco ou perigo.
Biohazard, embora seja uma palavra inglesa, é amplamente utilizada no mundo todo, tendo um símbolo próprio e significando perigo biológico ou risco biológico.
O termo biohazard é utilizado para fazer referência a substâncias que sejam biológicas e que possam constituir ameaça potencial para seres vivos. O símbolo que representa a ameaça provocada por agentes biológicos foi criado por Charles Baldwin, em 1996, servindo para indicar a presença de patogênicos que possam causar danos em seres humanos e em outros organismos vivos, podendo infectar o meio ambiente.
A presença do símbolo avisa sobre o potencial perigo de contaminação ou infecção de pessoas ou animais que possam entrar em contato com os objetos contaminados, sendo portanto muito utilizado principalmente em recipientes de lixo hospitalar que, em muitos casos podem conter agulhas hipodérmicas e outros objetos ou materiais usados que representem perigo biológico para a população.
Biohazard também pode se referir a micro-organismos, vírus ou toxinas que tragam algum risco à saúde, causados pelo contato ou pela proximidade com os elementos nocivos. Os agentes que podem representar risco biológico são classificados da seguinte forma:
Hazard é uma palavra que, na língua inglesa, também se refere a outros tipos de riscos, como moral hazard, que se refere às possibilidades de mudança de comportamento de um agente econômico, de acordo com os diferentes contatos que faz quando realiza uma transação econômica.
Biohazard também é o nome de uma banda musical de Nova York, que teve como disco de estreia o mesmo nome da banda. O nome Biohazard também foi o título escolhido por Ken Alibek para um livro de sua autoria, além de ser, ainda, a versão japonesa do jogo Resident Evil.
O significado de Biohazard está na categoria Significados