Bigorna é uma palavra usada para classifica um bloco maciço de ferro. Esse objeto apresenta, em sua maioria, duas pontas, na qual são usadas como uma base ou superfície para fazer a modelagem de objetos ou ferramentas de metais. Muitas pessoas ainda se confundem em classificar o que é uma bigorna e um martelo.
Bigorna é um objeto que tem sido usado por muitos anos, por séculos até, no intuito de agilizar o trabalho de forjar objetos usando metais.
Foi a partir do século XIX que os ferreiros começaram a deixar as bigornas de lado, pois a revolução industrial estava modernizando a forma de como se trabalhavam com metal.
Mas ainda durante o século XIX, a bigorna era amplamente usada por ferreiros para construir armaduras, lanças, objetos e muito mais coisas que precisassem de partes de metal.
As bigornas tiveram seu uso reduzido durante a Revolução Industrial, mas poucos ferreiros e artistas ainda a utilizam para trabalhos bem específicos.
Na medicina, mais precisamente quando falamos sobre as partes internas do corpo, a palavra bigorna será dado ao segundo ossículo do ouvido médio, na qual faz parte do que é chamado de membrana auditiva.
Na membrana auditiva, também podemos encontrar outros ossículos que têm nome de objetos, como o martelo, além do estribo e da tuba auditiva.
O tímpano também se apresenta no ouvido médio. Ele é quem vai fazer a transmissão das ondas sonoras para o nervo auditivo.
Martelo e bigorna estão em uma relação conflitante, e essa relação de conflito é muitas vezes expressada no conhecido ditado popular: “estar entre o martelo e bigorna”. Dessa forma, esse ditado significa que um indivíduo está em uma situação ou posição de adversidade, pois para qualquer lado que vá, será punido, como quando o martelo batendo a bigorna.
O significado de Bigorna está na categoria Significados