Best seller vem do idioma inglês, e pode ser traduzida como mais vendido. A expressão é especialmente usada e conhecida no mundo do mercado editorial e serve para se referir àqueles livros que alcançaram grandes marcas em número de vendas.
Assim, qualquer livro que se tornou muito popular pode ser chamado de best seller. São livros que caem no gosto de um grande número de pessoas, alguns podem ficar semanas, meses ou até anos entre os mais vendidos do mercado. Em muitos casos, os best sellers são livros de menor apelo intelectual, de compreensão mais fácil e por isso mais palatáveis à um público maior, e nesse sentido, são muitas vezes rejeitados pela crítica especializada, sendo considerados uma literatura menor, de baixo nível.
Vemos então que muitos best sellers são livros de alto ajuda, biografias de famosos, literatura adolescente e outros livros de conteúdo menos crítico. Contudo, obras de grandes escritores, intelectuais e cientistas importantes as vezes também atingem marcas a ponto de serem consideradas best sellers.
A expressão best seller em sua origem referia-se ao mercado editorial americano e especificamente a obras de literatura. Porém, hoje o termo é adotado no mundo todo e se refere a qualquer livro que tenha atingido grandes vendagens, desde livros técnicos, científicos, receitas e etc.
É interessante também notar que apesar de a expressão best sellers originalmente referir-se aos livros mais vendidos e ainda hoje ter esse sentido, ela também faz referência a fama adquiria por uma obra, suas traduções, adaptações, as edições e revisões, a sua repercussão na mídia, os debates que suscita e etc.
Um livro quando considerado um best seller tende a vender ainda mais volumes. Isso por que a expressão empresta valor e para o público uma obra que vendeu muito deve ser boa, e assim suas vendas são alavancadas pelo sucesso comercial que já obteve.
O significado de Best Seller está na categoria Significados