Berço esplêndido é uma expressão. O termo berço vem do Latim bertium, do Gaulês berta, que significa “sacudir com força”, enquanto que esplêndido vem do Latim splendere, que quer dizer “brilhar”.
O significado de Berço esplêndido está associado com o Hino Nacional do Brasil, indicando o continente americano, mais precisamente a América do Sul, pois este é a parte em que o Brasil está localizado.
Essa expressão pode ser encontrada na seguinte estrofe do Hino Nacional Brasileiro:
“Deitado eternamente em berço esplêndido"
O “Novo Mundo”, conforme a letra, procura também identificar o continente americano (em sua totalidade: América do Sul, América Central e América do Norte) em uma forma de se distinguir do chamado Velho Mundo, que designa a Europa.
Joaquim Osório Duque Estrada é o autor do Hino Nacional do Brasil, sendo o responsável pelas referências ao país na letra. Por exemplo:
Portanto, “deitado eternamente em berço esplêndido” significa que o Brasil está eternamente repousado neste local deslumbrante chamado América do Sul, enquanto que “ao som do mar e à luz do céu profundo” indica que ele será para sempre banhado pelo Oceano Atlântico e sempre estará sob a imensidão do céu.
É muito comum ainda encontrar pessoas que, maldosa e levianamente, indicar que a frase “deitado eternamente em berço esplêndido” quer indicar que o Brasil é um país preguiçoso, adormecido, cansado e que não luta e que isso vai contra toda a grandeza da nação. Essa controvérsia causa muitas discussões, afinal o berço esplêndido é a maneira de se referir ao maravilhoso, extenso e rico solo da América do Sul, ainda mais com a sorte do país possuir imensos recursos naturais.
“Berço Esplêndido” é o nome de uma canção da banda de rock/metal brasileira Ecliptyka, formada em São Paulo, em 1998.
O significado de Berço Esplêndido está na categoria Significados