Significado de Benignidade


O que é Benignidade



Benignidade é uma palavra da língua portuguesa que tem sua origem no latim benignitāte, cujo significado é bem nascido ou a característica de que algo ou alguém é benigno. A palavra diz respeito à benevolência, uma vez que é a característica daquele indivíduo que transmite a serenidade e a ternura tanto em palavras como também em ações.

É comum dizer que uma pessoa benigna é aquela que se compadece do sofrimento alheio e que não é capaz de causar nenhum tipo de sofrimento, já que é bondosa por natureza. Já o seu oposto é chamado de maligno, ou seja, aquele que pensa e age de forma má.

A palavra benignidade é encontrada na Bíblia, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. No Velho Testamento, é empregada para traduzir o termo hebraico hesed, que equivale à misericórdia e bondade, embora seja comum o sentido de pacto e fidelidade entre Deus e seu povo.

Por outro lado, no Novo Testamento, benignidade traduz o termo grego chrestos, o qual tem como significados as seguintes palavras: amizade, benevolência, generosidade e bondade. Na carta endereçada aos Romanos, o apóstolo Paulo utilizou o termo grego para se referir à benignidade de Deus que conduz o homem ao arrependimento (Romanos 2:4 e Efésios 2:7).

Todavia, a palavra benignidade foi empregada por Paulo para se referir aos homens, cujos verdadeiros cristãos são aqueles que se recomendam através da benignidade e que o amor genuíno é também benigno (2 Coríntios 6:6 e 1 Coríntios 13:4, respectivamente).

Já na Epístola aos Gálatas, a benignidade é compreendida como uma virtude que não possui origem humana e é produzida pelo Espírito Santo (Gálatas 5:22). Ainda sim, Jesus Cristo é visto como o maior exemplo de benignidade, uma vez que ele soube demonstrar com os pecadores e também na cruz quando pediu a Deus que perdoasse os pecados de seus algozes, pois eles não sabiam o que estavam fazendo.

Benignidade é um termo frequentemente utilizado na medicina para descrever o tipo de doença que atinge o paciente de forma branda e que não se caracteriza como progressiva. Deste modo, diz-se que uma doença ou um tumor é benigno, já que o mesmo não causa danos à saúde do indivíduo.

O termo benigno é também empregado nos casos de neoplasia não cancerosa ou neoplasia benigna. Como exemplo de algumas doenças desta espécie tem-se a Hipertensão Intracraniana e a Malária Terçã (que é provocada pelo Plasmodium ovale ou Plasmodium vivax).

O significado de Benignidade está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Benignidade |