Bemol é um substantivo masculino e adjetivo de dois gêneros. O termo vem do Italiano bemolte, que significa “B fraco”.
O significado de Bemol é o sinal gráfico existente dentro da área da música que serve para identificar quando ocorre a redução de um semitom da nota, isto é, quando uma nota está em um meio tom mais baixo na escala. Bemol também pode indicar a qualidade da nota no instrumento musical.
Na partitura, há ainda a possibilidade de existir o dobrado bemol (ou conhecido também como duplo bemol): este se caracteriza pela duplicação do sinal gráfico antes de determinada nota.
São sete notas musicais básicas, que são: dó, ré, mi, fá, só, lá e si. Contudo, os chamados semitons ou meio tons fazem também parte da escala musical ocidental – estas, em um piano, são as teclas pretas, totalizando cinco outras notas.
A representação das notas que não fazem parte das sete notas básicas da escala musical é feita com o uso dos nomes bemol e sustenido – que são considerados acidentes da música.
O sustenido também é um sinal gráfico utilizado para indicar uma nota que está um meio tom mais alta. Ex: “dó sustenido” quer dizer que a nota é meio tom mais alta do que a nota dó.
O bemol, ao contrário do sustenido, designa uma nota que é meio tom mais baixa. Por exemplo: “ré bemol” quer dizer que a nota está meio tom mais baixa do que a nota ré.
O significado de Bemol está na categoria Significados