Bel-prazer é um termo que usa uma forma apocopada, isto é, que teve a supressão de uma ou mais letras, para lhe dar uma melhor fonética. No caso, a palavra “belo” teve retirada a última letra para que ficasse mais agradável aos ouvidos.
Bel-prazer tem o mesmo significado de vontade própria, designando qualquer pessoa que toma atitudes segundo os próprios pensamentos, não se importando com o que outros irão pensar. Utiliza o livre arbítrio, ou seja, seu próprio poder de decisão.
A expressão bel-prazer, quando usada em uma frase a nós dirigida, também pode significar que podemos ficar à vontade, agir segundo o que pensamos, sem nos preocuparmos com fatos como etiqueta, comportamento e etc.
Quando nos referimos a alguém que manda e desmanda em outra pessoa, também podemos usar a expressão bel-prazer, principalmente se as atitudes tomadas com relação a essa pessoa sejam por puro capricho ou por prazer pessoal
Devemos lembrar que, com a nova ortografia da língua portuguesa, o termo bel-prazer não teve modificações, uma vez que não se trata de uma palavra própria, e sim junção de duas outras.
No Rio de Janeiro existe um restaurante denominado Bel-prazer, iniciativa tomada pelos proprietários para que seus clientes possam ali se sentir à vontade, deixando que se sirvam como quiserem.
“Esteja à vontade, fique ao seu bel-prazer”.
“Aqui não existe acaso, não podemos modificar ao nosso bel-prazer o nosso destino”.
“Ela desistiu do namoro porque ele a usava ao seu bel-prazer”.
O significado de Bel-prazer está na categoria Significados