Beijo na boca é a maior e a mais comum demonstração de amor e carinho que pode haver entre duas pessoas que se amam. Pode ser desde um mero toque entre lábios, o chamado selinho, até um ardente beijo, cheio de línguas, intensidade e paixão. O ato de beijar na boca está tão presente na cultura humana que até instituiu-se um dia para celebrá-lo. No dia 13 de abril celebra-se o dia do beijo.
Além de ser um ato carregado de amor e prazer, pesquisas apontam também para os benefícios que o beijo na boca traz a saúde. O beijar na boca libera endorfina, estimulando o cérebro e provocando na pessoa uma sensação de bem-estar. Soma-se a isso o fato de que durante um beijo movimentam-se 29 músculos só na região da cabeça, podendo, conforme a duração e intensidade do ato, promover a queima de 12 calorias, contribuindo também para manter o rosto com uma aparência jovem, dado que o beijo, como um exercício muscular, contribui para a manutenção da firmeza da pele. O coração também é beneficiado quando se beija na boca, pois os batimentos aceleram promovendo um exercício cardiovascular.
O beijo na boca, contudo, em outros tempos já teve outros significados. Na idade média um beijo na boca entre dois homens não tinha uma conotação homoerótica, significando simplesmente que um acordo estava sendo feito e o beijo tinha um significado como o que hoje tem um aperto de mão depois que um negócio é fechado. Esse tipo de beijo existia especialmente num acordo entre um vassalo e um senhor feudal, o beijo servia então para selar o acordo.
No Kama Sutra o beijo na boca é aconselhado tanto para estimular sexualmente o parceiro antes do ato sexual como durante o ato para aumentar o prazer e enriquecer o momento com um estímulo a mais. No Tantra, o beijo serve para conectar o casal de forma mais intensa. Aconselha-se que o casal fique por algum tempo olhando-se nos olhos e que antes de se beijar aproximem suas bocas uma da outra de forma lenta para aumentar a excitação.
Recordes do Beijo na Boca
Entre os muitos recordes registrados no Guinness Book estão alguns que se relacionam ao beijo na boca. Temos, por exemplo, o beijo mais caro de todos os tempos. Quando em 2003 Sharon Stone leiloou um beijo afim de ajudar uma instituição que cuida de pessoas infectadas pelo o HIV, o americano Joni Rimm desembolsou 50.000 dólares para dar um beijo na atriz.
Outros recordes curiosos incluem o beijo mais longo já registrado por câmera de televisão, que ocorreu durante o programa The Bachelor do canal de TV ABC dos EUA. No programa um casal tinha que se beijar de modo que em nenhum momento seus lábios podiam deixar de se tocar. Façanha que o casal Sean Lowe e Lesley M. conseguiram executar por 3 minutos e 17 segundos. Temos também o beijo mais longo de todos os tempos, creditado para um casal tailandês que se beijou durante 50 horas e 25 minutos.
O significado de Beijo na Boca está na categoria Significados