Bazar é um substantivo masculino. O termo vem do Italiano bazzara, que se deriva do Persa bazar, que significa “mercado”.
O significado de Bazar é uma barraca ou loja onde se vendem diversos tipos de objetos, principalmente quinquilharias em geral e brinquedos.
O bazar pode ser considerado um mercado público, geralmente coberto, especialmente visto no Oriente. Esses locais são vistos como importantes centros para que ocorram as vendas de mercadorias e outros produtos.
Acredita-se que o bazar surgiu há muito tempo, especialmente por ter sido cenário em “As Mil e Uma Noites” – coleção de histórias e contos originários do Médio Oriente e também do Sul da Ásia.
É muito comum notar produtos para colecionadores ou mesmo para decoração de ambientes sendo vendidos nos bazares. Exemplos muito interessantes são as antiguidades e produtos vintage, que são encontrados com preços baixos – característica essa que mantém a popularidade do bazar.
No Brasil, os bazares são associados com os eventos realizados a fim de ajudar alguma instituição de caridade ou um problema social existente. Nesses casos, o bazar vende diversos objetos, sendo que a renda é destinada para estes objetivos.
Muitos centros comunitários e igrejas optam pela realização de bazares (chamados de bazares beneficentes) e quermesses também com a finalidade de ajudar pessoas menos favorecidas ou para toda a comunidade.
Há muita confusão entre os termos bazar e brechó. O brechó, diferentemente do bazar, tem por objetivo obter lucro pessoal, enquanto que o bazar – como no caso do Brasil – tem como intuito auxiliar a sociedade no todo ou grupos específicos.
O significado de Bazar está na categoria Significados