Barbárie é um substantivo feminino. O termo vem do Grego barbaros, que significa “forasteiro, estrangeiro”, com o sentido literal de “aquele que fala de modo incompreensível”.
O significado de Barbárie remete a uma condição daquilo que é cruel, selvagem, desumano e grosseiro, isto é, designa uma qualidade de algo ou alguém que é bárbaro, chegando ao limite da selvageria.
Na Antiguidade, a palavra “barbárie” indicava as nações não-gregas que eram consideradas primitivas, atrasadas, incultas e brutais.
A barbárie é bastante relacionada com atos de extrema agressividade e violência que vai em direção oposta à busca pela paz que um determinado grupo ou sociedade preza.
Na Linguística, barbárie é definida como um erro ou lapso grosseiro tanto de ortografia quanto de linguagem, o qual atinge diretamente as normas básicas existentes naquele certo idioma, por exemplo – nesses casos, a falha (erro) foi grosseira e rudimentar.
Por extensão, o termo “barbárie” é conceituado como incivilidade, aquilo que apresenta falta de civilidade, em que há rudeza e grosseria.
Barbárie em inglês pode ser traduzida como savagery ou barbarism.
Barbárie social é uma expressão que procura definir situações em que as pessoas de certo grupo social ignoram as leis previstas pela legislação oficial e agem por conta própria, ou seja, essa “barbárie social” seria uma desorganização da vida social por parte do Estado e de seus Poderes, fazendo com que a própria população inicie a ir contra as leis e tomar suas próprias decisões aleatórias sem aguardar pelo apoio da justiça constitucional.
Portanto, barbárie social é um conceito sociológico que se associa com uma crise estrutural da sociedade, fazendo com que ela – ou parte dela – parta para a desordem social, o que se caracteriza pelo aumento das agressões e da violência gratuita.
Os termos “civilização” e “barbárie” são antônimos quando analisados seus significados, mas ambos abordam as condições e estruturação de uma determinada sociedade.
Como dito, a barbárie representa um estado de caos e desordem em alguma sociedade que não possui cultura ou padrões de convívio entre seus habitantes, fazendo com que eles se tornem violentos, ignorantes e cruéis.
Já a civilização determina a ordem social, caracterizando uma sociedade com a presença de leis e normas éticas e morais. Tais leis e normas irão regular o convívio entre as pessoas, pois a construção de uma sociedade amparada por direitos sociais e de cidadania sustenta as pessoas longe de um diferente e possível panorama de crises financeiras, econômicas e também sociais.
Os sinônimos de Barbárie são:
Os antônimos de Barbárie são: