Banzai é uma interjeição da língua japonesa, utilizada para saudar uma pessoa e desejar a ela longa vida e prosperidade. De forma literal, significa “dez mil anos” e era utilizada antigamente como grito de guerra e saudação ao imperador, desejando que seu império fosse longevo.
O uso da interjeição Banzai data dos tempos antigos, sendo sua primeira documentação oficial registrada no ano de 1893, mas seu uso desde o século VIII. A palavra é junção de “ban” (“dez mil”) e “sai” (anos), e é utilizada para desejar longevidade a quem é endereçada.
Sua origem, no entanto, é Chinesa: o termo “wansui!” foi usado durante a dinastia Tang para desejar longa vida e reinado ao Imperador.
Como grito patriótico era dado em momentos de conflitos armados e também foi adotado durante a segunda guerra mundial pelos kamikazes japoneses.
Atualmente, costuma-se gritar “Banzai!” três vezes por multidões em comemoração a algum feito ou festividade, com as mãos para o alto, em saudação. Em português, a expressão “banzai” aproxima-se de interjeições como “viva!” e “vida longa!”.
Como palavra de origem chinesa e de larga utilização em japonês, a expressão Banzai acabou por se tornar uma das mais escolhidas em negócios, empreendimentos e lojas que tenham origens ou façam alusão a estes dois países do Oriente.
Fábricas de quimonos (roupa tradicional japonesa), restaurantes de sushi e outros alimentos tradicionais, escolas de artes marciais e concessionárias como a Banzai Honda, adotaram a expressão como nome oficial de forma a atrair a curiosidade do consumidor e muitas vezes também por sua energia positiva.
Já no distrito havaiano de Pupukea, na ilha de Oahu, “Banzai” dá nome a uma linha de surf conhecida internacionalmente. A Banzai Pipeline atrai surfistas todos os anos por suas ondas tubulares, indicadas para a prática do surf.
O significado de Banzai está na categoria Significados