A bandeira do México, possui três faixas verticais de mesmo tamanho nas cores verde, branco e vermelho, lembrando a bandeira da Itália. Contudo, difere dessa na tonalidade do verde empregado, e por possuir em seu centro um brasão de armas.
A bandeira surge em 1821, quando o México conquista depois de uma guerra contra a Espanha a sua independência. Em sua origem as cores da bandeira tinham significados diferentes dos que tem hoje. Originalmente o verde significava a independência da Espanha, o branco era uma referência a religião católica e o vermelho representava a união entre americanos e europeus.
Contudo, depois da Guerra da Reforma, uma guerra civil ocorrida no México entre 1857 e 1861, às cores da bandeira foram atribuídos novos significados. O verde passa a representar a esperança, o branco a unidade do país e o vermelho o sangue dos mexicanos que lutaram por seu povo.
O Brasão da Bandeira Mexicana
O brasão de armas encontrado na bandeira mexicana origina-se de uma lenda asteca. Conta a lenda que os astecas, que também podem ser chamados mexicas, procuravam um lugar para construir sua nova capital, e para encontrar o lugar ideal esperavam um sinal dos deuses que lhes desse a indicação.
Então o deus da guerra ordena aos astecas que procurem por uma águia pousada sobre um cacto, que seria encontrado sobre uma rocha que por sua vez se encontraria submersa em um lago. Essa águia teria em seu bico uma serpente que acabará de caçar.
Os astecas procuraram por essa águia por 200 anos, quando finalmente teriam a encontrado num lago pantanoso chamado Texcoco, situado numa pequena ilha. E assim fundaram no local Tenochtitlan, sua nova capital. Tenochtitlan mais tarde se tornaria capital da República do México, vindo a ter o nome que tem hoje, Cidade do México.
O significado de Bandeira do México está na categoria Significados