A bandeira da Itália é composta por três cores, verde, branco e vermelho, dispostas em três faixas verticais de mesmo tamanho, formando uma das bandeiras nacionais mais conhecidas e facilmente identificáveis do mundo. A bandeira passou a ser oficialmente adotada a partir do dia primeiro de janeiro de 1948, sendo que sua forma atual data de 1946. Na Itália ela é popularmente conhecida como Il Tricolore, “A Tricolor” em português.
A bandeira da Itália assemelhasse a bandeira francesa, no formato e nos seus significados, diferindo um pouco em relação a coloração, onde temos o azul no lugar do verde. Assim, vemos que o verde da bandeira italiana simboliza a liberdade, a cor branca simboliza igualdade e o vermelho a fraternidade.
Existem ainda outras interpretações aceitas. Uma diz que o verde são as planícies e colinas da Itália; o branco, a neve no topo dos Alpes italianos; e o vermelho representa o sangue dos homens que lutaram nas guerras de independência do país. Outra interpretação assimila as cores às três virtudes teologais, verde a esperança, o branco a fé e o vermelho a caridade.
Apesar de a bandeira ser oficialmente adotada a partir de 1948, sua origem dentro da história italiana é bem mais antiga. Ela origina-se de um estandarte entregue por Napoleão Bonaparte à um corpo de voluntários oriundos da região Lombarda, que foram incorporados ao exército francês. Napoleão deu-lhes o estandarte com as três cores que hoje vemos na atual bandeira italiana em 1796.
Em 1797 as três cores foram adotadas pela primeira vez como bandeira pela República Cispadana, um estado situado onde hoje é o atual norte da Itália, entretanto, nesse momento a bandeira tinha as cores dispostas de forma horizontal. A república substituiu Milão, adotando a bandeira após a vitória de Napoleão em 1796.
O significado de Bandeira da Itália está na categoria Significados