A bandeira da Inglaterra é um dos principais símbolos da nação britânica. Foi adotada no século XVI e é popularmente conhecida como “Cruz de São Jorge”. Possui formato retangular, composta por uma cruz vermelha centralizada num fundo branco.
Significado da Bandeira da Inglaterra
A bandeira com a cruz vermelha já aparecia como símbolo britânico desde a época medieval, mas no século XVI é adotada oficialmente como representação da marinha mercante inglesa e posteriormente, de todo o país.
Seu formato é retangular, na medida oficial de 3:5 (três metros de altura por cinco de largura), com a cruz em cor vermelha num fundo absolutamente branco. Por isso, é também conhecida como “Cruz de São Jorge”.
São Jorge é o santo protetor da Inglaterra e de acordo com a lenda, era um soldado que lutou para salvar um reino de um amedrontador dragão que assombrava o lugar. Após mata-lo, Jorge teria feito uma cruz em seu escudo com o sangue da criatura.
Jorge é figura conhecia entre a tradição católica, ortodoxa e anglicana, mas não há registros concretos de como o santo foi escolhido como patrono inglês. Sabe-se muito pouco a respeito dessa escolha, que teria acontecido ainda no século XIV.
Em Portugal, Jorge é tido como “patrono não oficial” do país e no Brasil, Jorge também é popularmente conhecido nas religiões afro. Sua história é obscura e existem poucos registros de sua carreira como soldado romano. Alguns historiadores ainda tentam localizar seu nascimento e morte no século III, e desvendar alguns detalhes de sua vida enquanto militar. Sua comemoração oficial acontece em 23 de abril.
Bandeira do Reino Unido
A bandeira inglesa é comumente confundida com a bandeira do Reino Unido e algumas pessoas não sabem ao certo qual é a bandeira da Inglaterra. E, de fato, há algumas razões que podem gerar confusão: A cruz de São Jorge está realmente presente na bandeira do Reino Unido, mas não sozinha. Esta é composta pela junção da cruz escocesa (Cruz de Santo André), e também da Cruz de São Patrício, da Irlanda.
Em 1 de maio de 1707 houve a união das coroas da Inglaterra e da Escócia, originando o reino da Grã-Bretanha. A Irlanda juntou-se ao reino em 1081, gerando o Reino Unido da Grã-Bretanha.
Portanto, a bandeira do Reino Unido, de fundo azul escuro e branco, com o encontro sobreposto das cruzes não representa apenas a Inglaterra, como também a Escócia e a Irlanda. Ela também é conhecida como “Union Flag” ou “Union Jack” (bandeira da união).
O significado de Bandeira da Inglaterra está na categoria Significados