A bandeira da Costa Rica é composta pelas cores branco, vermelho e azul, dispostas em listras horizontais. Há duas variações da bandeira: com e sem o brasão do lado esquerdo. Ela foi adotada após seu amplo uso pela população costarriquenha.
HISTÓRIA DA BANDEIRA NACIONAL DA COSTA RICA
A cor azul simboliza o céu e o idealismo do povo da Costa Rica. A cor branca representa a paz, a pureza e a sabedoria. Já o vermelho possui significado mais forte: ele lembra o sangue derramado pelos mártires pela independência do país.
A bandeira da Costa Rica também possui um brasão cheio de armas, para lembrar as lutas e guerras que o país já enfrentou. Sua dimensão oficial é de 3:5 (três metros de altura por cinco de largura); ela foi consagrada após ampla utilização pelo povo.
INFORMAÇÕES SOBRE A COSTA RICA
Localizada na América Central, a Costa Rica foi descoberta por Cristóvão Colombo, em 1502, durante sua quarta viagem ao continente. Colombo também deu nome ao país por achá-lo rico e exuberante em beleza.
Sua população é de aproximadamente cinco milhões de pessoas, pouco mais que algumas cidades brasileiras. Metade do país é coberta por florestas, e vinte e cinco por cento de todo o território é protegido por leis ambientais. Talvez por isso seja o país com melhor índice de Desempenho Ambiental entre os países da América.
Outra característica extremamente positiva é que o país é sinônimo de sustentabilidade, adotando nas duas últimas décadas uma postura voltada para a proteção do meio ambiente e reutilização de recursos.
O país possui vulcões (alguns ativos) e cachoeiras com quedas monumentais. É também na Costa Rica que se pode encontrar a maior variedade de orquídeas do planeta: são mais de mil espécies, o que atrai muitos pesquisadores e interessados no ramo anualmente.
A capital da Costa Rica é a cidade de San Jose. Sua moeda oficial é o Cólon costarriquenho.
Apesar de sempre figurar na lista de destinos de turismo mais visitados do mundo, a Costa Rica passou a receber mais visitantes e pessoas interessadas em conhecer o país após a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. À época, os jogadores demonstraram muito espírito esportivo e comportamento amigável, tornando torcedores ao redor do mundo mais curiosos com relação ao seu país.
A grande semelhança na cultura entre a Costa Rica e o Brasil, no entanto, é gastronômica: o prato favorito do costarriquenho no dia a dia é composto por feijão e arroz, acompanhados de outros alimentos como saladas e carnes.
O país não possui um exército, tendo sido abolido em dezembro de 1948.
BRASÃO DE ARMAS NACIONAL DA COSTA RICA
Em 1823 a província da Costa Rica foi admitida na república dos Estados Unidos da America Central e existia um brasão comum a todos. O brasão de armas nacional da Costa Rica só foi adotado em 1840, com a separação do país.
Em 27 de novembro de 1906 o brasão foi alterado e reformulado e em 1988 as cores que seriam utilizadas são definitivamente especificadas.
Os elementos que compõem o brasão atual são: dois barcos mercantes que representam a história marítima do país, três vulcões, sinais da geografia do território costarriquenho, um vale, nuvens e um sol poente no fim do dia.
A Costa Rica permaneceu foi unida aos Estados Unidos por 17 anos e ao México, por três. A língua oficial do país é o castelhano.
O significado de Bandeira da Costa Rica está na categoria Significados