Balela é classificada na gramática portuguesa como um substantivo feminino que é empregado de modo informal como um sinônimo de mentira, ou seja, aquilo que não possui compromisso com a verdade.
Deste modo, balela pode também ser compreendida como um boato, uma lorota ou até mesmo uma incerteza. Por exemplo: “Carlos disse que seu pai deixou uma fortuna como herança, para mim isso é balela, senão ele já tinha comprado até um carro!”.
A palavra balela é utilizada em várias partes do Brasil, principalmente por jovens nos subúrbios com o significado de “história falsa”, “bobeira” ou “conversa para boi dormir”.
Os principais sinônimos de balela são:
Manuel Balela é o nome do treinador português Manuel José Marques Pires, nascido em Faro, Portugal. Destacou-se como jogador no clube SC Farense entre os anos de 1976 e 1985. Depois começou a sua carreira como treinador no próprio SC Farense como adjunto até se tornar o técnico principal em times como o União da Madeira e o Louletano.
Uma de suas maiores conquistas foi registrada em 1996 quando dirigia o time marroquino Kawkab Marrakech que se sagrou campeão da Taça da Confederação Africana de Futebol ou Copa da CAF.
Bolengetenge balela ou Dieudonné Bolengetenge balela é o nome de um político do Congo, membro do MSR (Movimento Social para a Renovação) e que ocupou o cargo de Ministro de Assuntos Agrários no governo Matata II entre dezembro de 2014 e setembro de 2015.
Balela MTV é o nome de um programa que foi exibido no MTV Brasil no ano de 2005, e era apresentado por Marina Person e Didi Wagner. O programa era marcado pela irreverência e satirização de situações femininas, embora o feminismo fosse bem defendido. Além do mais, as apresentadoras sempre apresentavam curiosidades do mundo musical pop.
O significado de Balela está na categoria Significados