Azar é uma palavra (substantivo masculino) utilizada para denotar a casualidade, a má sorte, a desgraça ou a falta de sucesso na execução de um objetivo.
De acordo com a crença popular, existem pessoas de sorte ou “sortudas”, aquelas que parecem atrair situações favoráveis para si, como achar dinheiro na rua, conseguir boas oportunidades de emprego, ser contemplado em sorteios e coisas do gênero.
O oposto disso seriam as pessoas azaradas, aquelas que sempre tiveram azar ou parecem conviver permanentemente com o azar e seus significados em suas vidas. Neste caso, trata-se de indivíduos que parecem atrair para si circunstâncias desfavoráveis, inclusive as improváveis de ocorrer. Alguns exemplos dos significados de ser uma pessoa azarada:
Inclusive, existe uma superstição segundo a qual não se deve pronunciar a palavra azar, sob o risco de atrair seus significados para quem o faz. Existe ainda a expressão popular “azar de quem perdeu”, que emprega azar como sinônimo de má sorte.
A ciência tenta encontrar fundamentos para as noções de sorte e azar, mas não existe ainda nenhuma conclusão sobre o tema. Porém, alguns estudos sugerem que o fato de alguém acreditar ter sorte ou azar influencia na manifestação dos significados desses dois conceitos em sua vida. Em outras palavras, quem acredita ter sorte pode ter mais chances de atrair coisas boas, enquanto quem se crê azarado pode atrair ainda mais a desgraça.
O significado de azar também pode ser: algo que ocorre ao acaso, eventualidade, casualidade, como em “jogos de azar”.
O verbo azar tem seus significados relativos ao ato de causar algo, provocar, dar origem. Neste caso, são sinônimos do verbo azar (dar azo a): originar, ocasionar, motivar, causar, provocar e acarretar.
No sentido de má sorte, possuem os mesmos significados de azar: adversidade, imprevisto, infortúnio, infelicidade, desventura, contrariedade, atribulação, desdita, desventura, fatalidade, urucubaca, desgraça.
Ocorrência, eventualidade, evento, casualidade, acontecimento, acaso e sorte também são sinônimos de azar, no sentido de “acaso”.
A palavra asar existe na língua portuguesa e tem a mesma pronúncia de azar; entretanto, azar e asar possuem diferentes significados.
Azar, conforme já exposto, pode adquirir como significados acaso, casualidade, desgraça ou má sorte.
A palavra asar é um verbo que se refere ao ato de pôr asas, alar. Por exemplo: “Vou asar os bonecos das meninas, com asas de feltro cheias de espumas”.
Para efeitos legais, jogos de azar são aqueles em que o ganho e a perda dependem exclusivamente ou principalmente da sorte. No Brasil, os jogos de azar configuram contravenção penal, com foro no Decreto-lei 3.698/41.
Azaração é uma palavra utilizada no português informal falado no Brasil, que significa paquera, flerte.
O significado de Azar está na categoria Significados