Axiomático é um adjetivo com origem no termo grego axiomatikós.
O significado de Axiomático pode-se ser entendido como algo que não é possível contestar, ou seja, significa algo que é inquestionável, indiscutível, incontestável.
Axiomático também traz a ideia de algo que é evidente, intuitivo ou claro.
Na área da matemática (assim como em outras ciências, tais como a lógica e a engenharia, por exemplo), axiomático é relativo aos axiomas. Na matemática, assim, há o sistema axiomático: conjunto de axiomas que podem ser utilizados para derivar, de forma lógica, teoremas.
Na lógica, por exemplo, há também o sistema axiomático, que serve como uma teoria dedutiva, elaborada tendo como base termos iniciais e desenvolvida através de regras de definição.
A palavra axiomática, ainda na lógica, é explicada por uma sentença que ainda não teve sua veracidade comprovada, ou seja, não foi demonstrada ou provada – mas que é vista como óbvia, já que ela é determinada por um consenso que ela pode ser aceita como teoria.
Os conceitos de axiomático e axioma são antigos: há relatos que filósofos da Grécia Antiga já utilizavam esses termos para explicar questionamentos que não precisavam de provas ou comprovações para que fossem aceitas como válidas (ou seja, como verdades inquestionáveis).
Atualmente, vê-se o termo axioma presente na área da comunicação. Este serve para designar aspectos decisivos da comunicação entre os indivíduos.
“Os Axiomas de Zurique” é uma obra elaborada por Max Gunther, publicada pela primeira vez em 2006. O livro aborda os 12 axiomas principais e mais 16 axiomas secundários que se referem às táticas utilizadas pelos banqueiros da Suíça para ter sucesso no âmbito dos negócios.
O significado de Axiomático está na categoria Significados