Axé é proveniente do grupo étnico- linguístico da África Ocidental chamado de Iorubá, e significa força, poder e realização; é a energia presente em cada ser, em cada coisa. É comumente usada no candomblé e em outras religiões afro-brasileiras, assim como na capoeira. No candomblé, axé significa também a própria casa onde são realizados os encontros, em toda a sua totalidade. Na capoeira, o significado da palavra axé está ligado ao ânimo, energia e força. Uma roda de capoeira cheia de alegria é uma roda cheia de axé.
O que é axé:
A história do axé está ligada ao misticismo, ao sobrenatural, e ainda hoje no candomblé, ele é usado com este propósito. Na capoeira, porém, ele já perdeu este significado, uma vez que, nem todos os praticantes da arte são adeptos também da religião. Portanto, hoje o axé significado, assim como sua característica significado estão voltados mais para uma saudação, e para confirmar, ou concordar com frases ditas pelo povo de santo, equivalendo assim ao amém empregado nas religiões evangélicas.
Axé (gênero musical)
Axé como gênero musical é oriundo da Bahia, e teve seu início durante os carnavais da década de 80. Para cantar e dançar axé, é preciso muita disposição e energia, pois as músicas possuem ritmo forte, e são uma junção de frevo, reggae, forró e maracatu. Cantoras como Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Margareth Menezes e Daniela Mercury são os maiores destaques deste ritmo musical que se espalhou e se consagrou em todo o Brasil. Algumas bandas que hoje são lembradas no cenário nacional, como Chiclete com Banana, Banda Eva, Asa de Águia, Banda Beijo, dentre outras, se tornaram conhecidas através do axé, e ajudaram a propagar o ritmo pelo país, levando-o para diversos estados através das micaretas, os carnavais fora de época.
O significado de Axé está na categoria Significados