Awareness é um substantivo que chegou até o português importado da língua inglesa. No inglês, muitos substantivos são formados adicionando o sufixo -ness a um adjetivo, e é assim que surge awareness. Já o adjetivo aware, vem da forma iwar, que é derivada de gewaer, do inglês antigo.
A palavra awareness é utilizada para caracterizar a consciência, o estar ciente de algo, o ter percepção. Awareness também pode significar “estar vigilante”, no sentido de estar atento a tudo aquilo que ocorre a seu redor.
A palavra awareness tem um sentido um tanto quanto complicado de traduzir para o português, ela é utilizada para denominar a capacidade mental que a pessoa tem de ter noção do que está ocorrendo, de avaliar as coisas de modo objetivo.
Awareness pode ser uma palavra atribuída como qualidade de uma pessoa ou de uma sociedade, ou de uma cultura, indicando o nível de noção e conhecimento que têm sobre si e sobre o mundo que os cerca.
A palavra awareness ganhou espaço na língua portuguesa devido à área do marketing. Nesse ramo, awareness é o nome de uma estratégia de pesquisa que é utilizada de modo a medir a percepção do consumidor par entender as marcas que ele prefere e as marcas que são melhores recebidas pelo mercado.
A pesquisa de marketing estilo awareness funciona através da abordagem de pessoas, quando os pesquisadores pedem que os participantes nomeiem marcas que conhecem dentro de um determinado segmento do mercado.
O significado de Awareness está na categoria Significados