Aves é um substantivo de língua portuguesa, o plural de ave.
A palavra aves tem origem no substantivo latino auis, utilizado para se referir a animais vertebrados que são bípedes, ouvíperos e que possuem o corpo recoberto por penas.
A palavra Aves pode ser utilizada para designar os animais mencionados anteriormente quando no plural. Já no singular, ela ganha outro significado e origem.
A língua portuguesa se originou da língua latina e muitas palavras acabaram se unindo em uma só que fosse polissêmica, ou seja, tivesse mais de um significado.
Avere, em latim, quer dizer “estar bem” ou “passar bem”. A segunda pessoa do imperativo singular deste verbo é ave, o que quer dizer algo como “esteja bem”. Essa palavra era muito utilizada em saudações romanas, antes do nome da pessoa a ser saudada.
A palavra era utilizada para saudar pessoas elevadas, como nas expressões “Ave César” e “Ave Maria”.
Assim, muito embora essas expressões façam uso da palavra ave, elas não tem a ver com o animal.
Voltando ao significado de aves, é importante notar que não é possível dizer que aves são pássaros. Todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros.
Apenas são pássaros os animais da ordem Passeriforme. Assim, não são considerados pássaros, mas são considerados aves os animais como as galinhas, os beija-flores, as garças, os flamingos, as emas, os papagaios, os gaviões etc. Como regra, pássaros são apenas os animais que não possuem membrana de base no bico, que não tem penas nos tarsos e que possuem pés com três dedos para a frente e um para trás, sendo os dois interiores ligados entre si em sua base.
O significado de Aves está na categoria Significados