Avarento, dependendo do contexto, é visto como um substantivo ou adjetivo masculino. Assim como o termo “avareza”, esta palavra tem origem na palavra em Latim avarus, que está associada ao verbo avare, que significa “querer muito, desejar desesperadamente”.
O significado de Avarento serve para indicar quando um indivíduo é muito apegado ao dinheiro, que é mesquinho, miserável, sovina, individualista – uma pessoa que não é generosa, não pratica qualquer ato de caridade, não é misericordiosa.
O avarento acumula dinheiro de forma obsessiva, que se interessa de forma exagerada em riquezas e proteger os bens que possui de qualquer perda.
Uma pessoa avarenta tem uma paixão ou mesmo hábito de juntar dinheiro e pode acabar se tornando extremamente agressiva se sentir que precisa proteger seu patrimônio. Isso vale também para situações em que a pessoa não quer ter gastos (podendo também deixar de comprar algo ou fazer alguma coisa para não perder qualquer dinheiro).
Muitos podem confundir uma pessoa avarenta com uma pessoa cuidadosa, mas a verdade é que elas são diferentes. Enquanto uma pessoa cuidadosa somente garante o cuidado de seus bens, o avarento age de forma descomedida e mesquinha.
Um avarento também pode ter outros sinônimos. Alguns exemplos são:
Ainda, uma pessoa considerada avarenta pode ser ciumenta – alguém que não gosta de dividir nada que pertence a ela.
O termo avarento também pode significar, em sentido figurado, a ideia de uma pessoa que economiza ou poupa palavras, ou seja, um indivíduo parco em palavras.
O significado de Avarento está na categoria Significados