Aurora Boreal ou Aurora Polar é o nome dado ao fenômeno natural que ocorre no hemisfério norte em virtude do choque produzido por partículas de vento solar no perímetro magnético da alta atmosfera do planeta. O efeito visual de luzes e cores no céu é conhecido por sua beleza.
O que é a Aurora Boreal
A palavra “aurora” é utilizada para descrever o “alvorecer” ou “romper do dia” e era o nome dado à deusa romana da luz do dia. Como nome próprio feminino vem sendo utilizado através dos séculos em diversas culturas e países por seu significado romântico.
Já o termo “boreal” deriva do latim “bóreas”, que significa “vento norte” que por sua vez é uma homenagem ao deus do vento, Boreas. A construção léxica se dá com palavras Balto-eslavas para “montanha” e “floresta”.
O fenômeno foi então batizado em homenagem aos dois deuses da natureza por Galileu Galilei, mas alguns registros dão ao filósofo francês Petrus Gassendus os créditos da autoria do nome.
No norte da Escócia e também entre marinheiros, as luzes da Aurora Boreal também são conhecidas como “The Dancers” (As Dançarinas).
Quando há o contato dos ventos solares com o campo magnético da Terra nas regiões polares, ocorre o fenômeno que normalmente possui luz esverdeada, variando conforme sua força.
O brilho do fenômeno aparece numa espécie de “cortina” em sentido horizontal, além de arcos coloridos que mudam de forma constantemente. A aurora já foi retratada em diversos documentários e até mesmo no filme Irmão Urso, dos estúdios Disney, em que o fenômeno é visto como um momento no qual os espíritos ancestrais podem tocar o chão e interferir na vida dos vivos.
O fenômeno não é exclusivo da Terra, já que também ocorre em outros planetas como Marte, Vênus, Saturno e Júpiter, maior planeta do sistema solar. Além disso, ele também pode ser reproduzido em laboratório, de forma artificial, através de explosões nucleares.
O sublime espetáculo da Aurora Boreal pode ser visto de determinados locais em alguns países do mundo, o que aquece a economia na região, já que o turismo cresce significativamente a cada ano.
Entre os principais locais para se ver o fenômeno de perto, estão o Canadá, a Islândia e a Noruega. É comum a organização de excursões que levam o turista até próximo do local em que a visão do fenômeno é ainda mais privilegiada.
O significado de Aurora Boreal está na categoria Significados