Átrio é um substantivo com origem no Latim atrium, que significa “aposento de entrada em uma casa, caracterizado pelo teto escurecido pelo fogo que era ali mantido”, de ater, que significa “negro”.
O significado de Átrio representa basicamente o que sua origem descreve: uma área que serve como uma sala de recepção na entrada de um prédio ou casa.
Antigamente, a palavra átrio era usada para se referir ao aposento principal dos primeiros templos da Roma Antiga. Nesses locais, o átrio era usado como sala de estar, bem como cozinha e dormitório. Possuía um fogão central com uma abertura no teto, logo acima dele, para permitir que a fumaça saísse – aspecto esse encontrado nos primitivos salões europeus.
Adro é um termo usado como sinônimo de átrio, pois também se refere a uma área externa, normalmente cercada, das igrejas. Adro, na área da Arquitetura, também significa os terrenos que margeiam uma construção.
Na Zoologia, a palavra átrio designa a cavidade central do corpo dos seres vivos do filo Porífera – as esponjas.
Átrio do Senhor é uma expressão que indica os santuários ou abadias de orações e oferendas para Deus, o “Senhor dos Senhores”, realizados pelos cristãos primitivos.
É claro que essa prática (de ter um espaço para adorar deuses e outras entidades divinas) não existe somente na religião cristã. É possível observar que isso acontece antes mesmo da criação do Cristianismo.
Um exemplo muito fácil é notar os incríveis templos construídos por povos gregos, romanos e egípcios – todos tinham a intenção de cultuar seus deuses.
O coração, por ser um órgão muscular, possui dois sistemas de bombeamento independentes: um no lado esquerdo e outro no lado direito.
Nesses dois sistemas, existem duas câmaras: um átrio e um ventrículo. Os átrios são menores que os ventrículos – por isso, eles possuem uma parede muscular mais delgada.
Ambos os átrios possuem a tarefa de receber o sangue vindo das veias e armazená-lo durante o momento em que há o espasmo do ventrículo. Após isso, os átrios são contraídos e liberam o sangue conservado para os ventrículos.
Está localizado, obviamente, à direita do coração e é a estrutura mais externa, sendo parte da base que descansa sobre o diafragma.
Este átrio recebe o sangue de tecidos do corpo inteiro (excetuando-se o dos pulmões) e o libera para o ventrículo direito.
Menor que o átrio direito, o átrio esquerdo tem uma parede muscular mais espessa. Este recebe o sangue dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares (duas destras e duas canhotas) e o libera para o ventrículo esquerdo.
Em templos maçons, é possível encontrar o átrio – local considerado como uma das mais importantes divisões destas estruturas. O átrio, nesse caso, é uma sala muito grande que comporta os assentos principais das classes mais altas da hierarquia maçônica e tem como objetivo realizar reuniões com seus membros.
O significado de Átrio está na categoria Significados