Atípico é um adjetivo masculino. O termo é uma junção do prefixo a-, que tem sentido de negação, mais típico, que vem do Latim typicus, que significa “relativo a um tipo”.
O significado de Atípico é aquilo que não tem aspecto comum ou normal, que não se adequa ao que se considera típico ou esperado.
Por exemplo:
“Que comportamento atípico que Rafael está apresentando nos últimos dias.”
“Presenciei uma cena atípica pela manhã.”
Atípico é próprio do que é (ou se tornou) incomum, anômalo ou irregular. Atípico também pode ser algo que é particular.
Por exemplo:
“Este inverno está sendo atípico, com temperaturas elevadas.”
“Fevereiro é atípico, afinal ele é mais curto em sua duração.”
“Atualmente, a honestidade no cenário político brasileiro é atípica.”
Atípico em inglês pode ser traduzido como atypical.
No âmbito da Medicina, atípico é um termo usado para identificar sintomas que aparecem em intervalos distintos e irregulares. Sendo assim, eles são chamados de sintomas atípicos e doenças atípicas.
Um exemplo disso é a “pneumonia atípica”, infecção pulmonar causada por vários agentes. Contagiosa através de gotículas de saliva, esta doença é muito comum em pessoas confinadas, como o caso de presos e militares. Os sintomas podem surgir entre 3 a 10 dias após o contato com alguma pessoa já infectada com este tipo de pneumonia.
Ainda, existe o muco atípico – uma secreção ou muco vaginal que está fora do normal. Isso pode ocorrer na mulher quando esta está em seu período de ovulação, momento em que é melhor para se engravidar, variando durante o ciclo menstrual.
Na área do Direito, há a expressão “atípico penal”, tratando-se de um fato fora do comum, ou seja, um fato atípico que ganha avaliação judicial.
Um fato atípico, como exemplo, seria uma intenção de registro de ocorrência quando a situação ocorrida não se configura como infração penal.
Exemplos simples seriam a falta de pagamento de aluguel, traições e saída de um dos cônjuges do lar.
Pode-se entender que um fato atípico é aquele que foge do Direito Penal, mas registram-se nas delegacias de polícia – mesmo não sendo uma atribuição da Polícia Civil, contudo a cessação desses registros só poderia acontecer se existisse a criação de locais próprios para suprir os reclames dos cidadãos, como as defensorias públicas, por exemplo.
Os sinônimos de Atípico são:
Os antônimos de Atípico são: