Significado de Atinar


O que é Atinar



Atinar é um verbo transitivo de primeira conjugação da língua portuguesa formado pelo prefixo a-, pela raiz tino e pelo sufixo -ar.

A palavra tino é de origem desconhecida, mas quer dizer juízo, razão, siso. Assim, o significado de atinar, literalmente, é “executar com tino”.

O verbo atinar pode ser sinônimo de constatar, compreender, descobrir, notar, perceber, supor, acertar…

Atinar, de fato, é a capacidade que o ser humano possui de se lembrar de algo que havia, por determinado período de tempo, escapado à memória. Por exemplo, na frase: “Agora eu entendi, mas, na época, não estava atinando para o que ele estava me dizendo”.

Atinar também pode ter relação a algo um pouco menos palpável: a intuição. Neste caso, atinar tem a ver com intuir, com discernir algo. Por exemplo: “Ele rapidamente atinou para o perigo que estava escondido naquela casa”.

Por fim, atinar também pode ter o significado de descobrir ou encontrar algo que se estava buscando. Também neste caso a palavra atinar relaciona-se à intuição, a um pressentimento, um alerta, um sinal. Por exemplo: “Ela não sabia como provar sua inocência, até que, de repente, atinou para a melhor solução”.

Como visto, o verbo atinar possui diversas interpretações. É possível que isto aconteça pois sua raiz, tino, tem origem desconhecida e, por causa disso, acabou agregando diversos significados. Naturalmente, atinar, derivado de tino, também importou as variantes significativas que a palavra original possuía. De maneira geral, atinar tem a ver com razão, memória e intuição.

O significado de Atinar está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Atinar |