Ateísmo é um substantivo masculino. O termo vem do Grego a, que significa “sem”, mais theos, que quer dizer “deus”.
O significado de Ateísmo aborda a negação categórica da existência de divindades e entidades sobrenaturais, ou seja, representa a negação da presença de Deus e de quaisquer outros deuses no Universo.
Sendo o oposto ao teísmo, o qual se caracteriza como uma doutrina de pessoas que defendem a existência de uma ou mais divindades.
A ideia do ateísmo não é recente – desde a Antiguidade, poucas pessoas acreditavam nos deuses. Um dos maiores exemplos de ateístas foi Sócrates, filósofo grego que acabou sendo condenado à morte por causa de várias acusações (uma elas era por não acreditar nos deuses).
Duvidar ou crer fielmente que não existe qualquer Deus, durante a cristianização da sociedade europeia, eram atitudes muito malvistas pela Igreja Católica.
O ateísmo acabou sendo rechaçado pelas novas correntes, principalmente após a Reforma Protestante.
No entanto, foi a partir da Revolução Científica e com o Iluminismo que várias ideias começaram a surgir sobre a falta de respostas que a Bíblia e tradição religiosa ofereciam em relação a muitas questões humanas.
Com isso, outras ideologias, como, por exemplo, o anarquismo e o comunismo se classificaram como abertamente ateias.
O ateísmo acabou se desenvolvendo graças ao crescimento de pensamentos baseados no ceticismo científico e pela propagação do pensamento livre. As críticas à religião, corriqueiras e que cresciam cada vez mais, serviram também como um incentivo à difusão do ateísmo e de seus argumentos.
O ateísmo não é uma religião, afinal essa condição toma como base preceitos básicos que são encontrados nas doutrinas religiosas, como, por exemplo, a crença em um ser superior, a prática de tradições e rituais, assim como outras “regras” destas doutrinas. Por isso, o ateísmo se classifica como uma visão ou posição filosófica.
Hoje em dia, a Suécia é o país com maior concentração de ateus no mundo – cerca de 85% de sua população se considera ateia.
É comum confundir o ateísmo com o agnosticismo. O agnosticismo é um outro ponto de vista que, embora semelhante ao ateísmo, acaba não descartando a possibilidade de existência de alguma divindade, de um deus, pois pode ser que o divino simplesmente escape da compreensão do ser humano, fazendo com que os homens desconheçam sua real existência.
Nesse caso, os agnósticos podem ou não acreditar, pendendo para os dizeres “ver para crer” – já os ateus não acreditam, de forma alguma, na existência de divindades.
Veja também o significado de Ateu.
Chamado também e agnosticismo ateístico, o ateísmo agnóstico é a junção dos conceitos filosóficos tanto do ateísmo quanto do agnosticismo.
Para um ateísta agnóstico, há a crença de que existe uma divindade, mas ainda desconhecida para os humanos, isto é, ele não acredita nos deuses que foram narrados ou expostos até hoje na história. Para essas pessoas, é necessário que se comprove a existência para que elas possam, de fato, acreditar nela.
Já o agnóstico teísta, totalmente ao contrário da definição citada acima, é aquele indivíduo que acredita na existência de divindades, mas que essas ainda não são conhecidas pelos seres humanos.
Veja também o significado de Agnóstico.
O significado de Ateísmo está na categoria Significados