Significado de Assessor


O que é Assessor



            Assessor (cujo feminino é assessora) é uma palavra que vem do latim assessore; é um substantivo que possui os seguintes significados:

-ajudante;

-auxiliador ou auxiliar;

-assistente;

-conselheiro;

-adjunto.

            O assessor é o indivíduo que presta assessoria a um superior nas áreas em que é especializado; trabalha sempre junto a outro profissional ou organização.


Assessor jurídico

            O assessor jurídico é o profissional que possui conhecimentos em direito para prestar assessoria à empresa resguardando seus interesses jurídicos. No Brasil, somente advogados inscritos na OAB podem trabalhar como assessores jurídicos.

            São atribuições do cargo de assessor jurídico:

-tomar todas as providências cabíveis que assegurem os direitos e interesses da empresa;

-desenvolver e analisar contratos, avaliando riscos;

-orientar as demais áreas da empresa quanto às leis relacionadas ao seu ramo de atuação, assegurando que a empresa atue conforme as leis vigentes;

-acompanhar processos de licitação, devendo intervir caso necessário;

-analisar cadastros de clientes para diminuir a inadimplência.


Assessor de imprensa

            O assessor de imprensa (ou a equipe de assessoria de imprensa) é o responsável por intermediar o relacionamento de uma instituição com o público, gerindo a comunicação entre eles. Esta instituição pode ser:

-empresa;

-organização;

-marca;

-profissional autônomo;

-eventos.

            A função do assessor de imprensa é divulgar, dar visibilidade, credibilidade usando os veículos de comunicação:

-revistas;

-televisão;

-jornais;

-rádios;

-sites.

            Estratégias de assessoria de imprensa envolvem:

-realizar entrevistas;

-convidar jornalistas para eventos;

-desenvolver artigos, pautas, notas, releases;

-media training;

-organizar relatórios de resultados.


Assessor comercial

            É função do assessor comercial de uma empresa buscar aumento da lucratividade através de medidas que envolvam a área comercial. O assessor comercial deve:

-cuidar da comunicação entre a empresa e os clientes;

-formular e analisar propostas de novos negócios;

-prestar assessoria logística;

-desenvolver relatórios de avaliação de crescimento;

-fazer orçamentos.


Assessor ou acessor?

            Não existe o vocábulo acessor em língua portuguesa. A grafia correta do termo é assessor.

O significado de Assessor está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Assessor |