Assertividade é uma qualidade do que é assertivo, positivo ou afirmativo; é a capacidade de defender uma ideia, uma afirmação. Uma pessoa assertiva demonstra habilidade em fazer afirmações enfáticas, sejam elas corretas ou não.
No estudo da psicologia, a assertividade é uma característica da pessoa que consegue defender seus próprios direitos e expressar seus sentimentos sem desrespeitar as outras pessoas. Assertividade não é a expressão dos pensamentos em si; é a capacidade de fazer-se entender de forma clara, expondo ideias genuínas e inseridas adequadamente num dado contexto. O comportamento assertivo é tido como uma virtude a almejar, pois demonstra que a pessoa consegue respeitar as próprias vontades, mesmo aquelas contrárias às opiniões das outras pessoas sem, no entanto, ofendê-las.
A assertividade se encontra no ponto de equilíbrio entre a agressão e a submissão. Pessoas assertivas tendem a sofrer menos de ansiedade, compreendem os próprios sentimentos de forma mais precisa, conseguem controlar impulsos agressivos mais eficientemente e têm autoestima mais elevada.
Segundo a psicologia, conviver com pessoas assertivas pode despertar essa habilidade em outras pessoas.
A assertividade evita o acúmulo de amarguras, ressentimentos e arrependimentos; sentimentos que, represados, podem gerar quadros de ansiedade, depressão, pânico entre outros.
Na comunicação interpessoal, uma pessoa assertiva inspira respeito; a pessoa demonstra segurança, autoconfiança e credibilidade, gerando exatamente estes sentimentos naqueles ao seu redor.
Muitas empresas testam o nível de assertividade dos candidatos no processo de seleção de novos funcionários. Há também treinamentos para que a assertividade seja desenvolvida.
Funcionários assertivos são mais eficientes, sabem se comunicar de forma direta, resolvem disputas sem que as questões cresçam e atrapalhem o andamento do trabalho, são bons negociadores, conseguem separar o trabalho da vida pessoal, sem que um prejudique o outro. Todas essas capacidades são procuradas e incentivadas nos funcionários de grandes empresas; geram diretamente aumento da lucratividade e, indiretamente, queda nos custos.
O grau de assertividade de uma pessoa pode ser mensurado através da escala de Rathus, desenvolvida em 1973; o método foi adaptado para a realidade brasileira em 1990.
O teste consiste de 30 questões em que a pessoa reflete sobre situações do dia a dia, comportamentos e sentimentos.
O termo assertividade, grafado com dois “s”, não tem relação com o conceito de acerto ou certo. Assertivo não é o indivíduo que acerta. Assertividade é uma palavra que tem origem no latim e significa afirmar; esta definição não especifica se o que é afirmado está correto ou incorreto.
O significado de Assertividade está na categoria Significados