A árvore de Natal é uma das tradições natalinas. É um pinheiro ou mesmo uma árvore artificial enfeitada com os símbolos do Natal como laços, sinos, bolas coloridas, estrelas, neve.
A figura da árvore já era cultuada desde o terceiro milênio antes de Cristo; a árvore simbolizava a aliança entre o céu e a terra.
No Egito antigo, o deus Osíris era o deus da vegetação e da vida após a morte; o cedro era seu símbolo.
Dentro da mitologia grega, Apolo tinha como sua árvore sagrada o loureiro, por isso os vencedores de seus jogos recebem uma coroa de louros. Além do loureiro, o cipreste também era ligado a Apolo, como símbolo do luto.
Na mitologia Assíria, a deusa Semíramis prometia abençoar os lares daqueles que enfeitassem uma árvore no dia de seu nascimento.
Povos pagãos da região dos países bálticos tinham o costume de enfeitar um pinheiro dentro de suas casas por ocasião do solstício de inverno. Este costume foi transmitido aos povos germânicos, que passaram a adorar o carvalho como a árvore sagrada de Odin. No século XVIII, o missionário cristão Bonifácio cortou o carvalho sagrado, numa tentativa de acabar com o rito pagão. Não obtendo sucesso, associou o pinheiro à santíssima trindade (por seu formato triangular) e suas folhas perenes à figura do Cristo. Assim surgiu o pinheiro de natal, introduzido como tradição pela Igreja Católica.
Com o movimento reformista de Martinho Lutero, surge o protestantismo, que incorporou o costume de enfeitar um pinheiro na época do natal.
Uma versão desta história diz que Martinho Lutero teria visto pinheiros cobertos de neve e, encantado com a beleza da paisagem, passou a tentar reproduzi-la dentro de casa.
Segundo a tradição cristã, o período que compreende os quatro domingos anteriores ao natal é chamado de Advento; O dia que marca o início do Advento é quando se deve montar a árvore de natal.
A associação desta data com o Dia de Ação de Graças não faz parte da tradição católica.
Em 6 de janeiro, o Dia de Reis, quando o menino Jesus recebeu a visita e os presentes dos Três Reis Magos, é a data para se desmontar a árvore de natal.
A celebração do nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro foi instituída pela Igreja Católica na tentativa de substituir (e suprimir) a celebração pagã do solstício de inverno. No hemisfério norte, este é o dia mais curto do ano, o auge do inverno; por esta razão, um dos elementos da decoração da árvore de natal é a neve.
O significado de Árvore De Natal está na categoria Significados