Artrose, também chamada de osteoartrose, é o fenômeno natural de desgaste da cartilagem que reveste as articulações móveis do corpo humano. Portanto, para a medicina, não se trata exatamente de uma doença.
Esse desgaste tem seus significados relacionados a dois fatores: 1) as células que formam o tecido cartilaginoso não se reestruturam. 2) A cartilagem articular não é vascular, ou seja, não recebe nutrientes através dos vasos sanguíneos (sua nutrição é realizada por embebição).
O processo de desgaste natural das articulações se inicia após o ápice do desenvolvimento musculosquelético, por volta dos 28 anos de idade. Pode ser acelerado por fatores como: desgaste pelo movimento repetitivo, sobrepeso corporal, deficiência hormonal (nas mulheres, os sintomas da artrose costumam surgir na menopausa e se intensificam após seu término) e traumatismo, incluindo torção ou fraturas.
Entretanto, conforme a medicina registra, tal processo não tem os mesmos significados para todos. A idade em que os sintomas aparecem varia, assim como as articulações mais afetadas.
A palavra artrose vem grego, “artros” e do latim “ose” cujos significados, respectivamente, são, “articulação” e “desgaste”, daí o significado de artrose: desgaste da articulação.
A cartilagem que recobre as articulações tem como função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades de ossos durante a realização de um movimento.
Por isso, a artrose pode ter como sintomas: dor, inchaço e limitação dos movimentos que envolvem as articulações.
A medicina ainda não tem uma solução definitiva para a artrose e seus significados. Entretanto, tratamentos para evitar seu progresso, aliviar a dor e melhorar a funcionalidade articular já estão disponíveis.
Vejamos alguns exemplos de articulações frequentemente atingidas pela artrose e seus significados:
· Artrose no joelho: tem como sintomas dor, rigidez, limitação dos movimentos do joelho, sensação de aumento do tamanho do joelho e músculos da coxa mais fracos e atrofiados.
· Artrose na coluna: mais frequente em idosos, tem como sintomas dor na coluna, no pescoço ou no quadril e seu tratamento pode ser cirúrgico. Pode afetar toda a coluna ou apenas uma parte dela, incluindo aqui a artrose cervical.
· Artrose de quadril seus sintomas incluem dificuldade de cruzar as pernas, dificuldade de caminhar, “mancar” e dificuldade em ficar de pé por longos períodos. Progressivamente, pode causar dores intensas e impossibilidade de movimento.
· Artrose no ombro: apresenta sintomas que variam de acordo com o grau de artrose e pode requerer intervenção cirúrgica.
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 10), traz 42 classificações de tipos de artrose.
Artrose e artrite possuem significados distintos. Enquanto a artrose se refere a um processo de desgaste articular, a artrite é a inflamação das articulações. Vale mencionar que a artrite pode ser causada pela artrose.
O significado de Artrose está na categoria Significados