Significado de Artes Marciais


O que é Artes Marciais



Artes marciais definem um conjunto de técnicas de luta individual. A palavra artes vem do Latim ars, que significa “arte, técnica” e o termo marciais se origina no deus Grego Mars, que significa “Marte”: era o deus da guerra romano.

O que são Artes marciais:

O significado de Artes marciais é, portanto, diversos estilos de luta corpo a corpo que fazem parte da cultura de muitos países, caracterizados por técnicas de defesa e ataque. Tendo como referência o deus grego Mars, pode-se dizer que as artes marciais são as “artes da guerra” ou mesmo as “artes do guerreiro”.

Alguns exemplos de artes marciais mais praticadas e conhecidas no mundo inteiro são: kung fu, karatê (ou caratê), judô, aikido (ou aiquidô), krav magá, jiu-jitsu, muay thai e taekwondo

As artes marciais tiveram seu surgimento no Extremo Oriente, já que as guerras sempre estiveram presentes na história da humanidade. Naqueles primórdios da civilização, várias técnicas foram desenvolvidas pelos soldados, para que eles pudessem ter mais eficácia nos ataques e nas defesas quando ficassem desarmados.

Dessa maneira, as primeiras artes marciais no Oriente eram baseadas na capacidade de destreza e habilidade com armas brancas, mas após o seu desenvolvimento, as artes marciais foram aplicadas também em técnicas com mãos limpas, isto é, sem o uso de armas.

Algumas artes marciais já possuem mais de 5 mil anos. Um exemplo é o kung fu – criado na China e teve Bruce Lee como responsável pela popularização no Ocidente através dos filmes e aulas ministradas por ele nos Estados Unidos.

Atualmente, as artes marciais são consideradas atividades esportivas, deixando de lado a indicação de serem somente treinamentos físicos de ataque e defesa para os praticantes. Hoje, elas são vistas como um estilo de vida, pois pode proporcionar:

  • Um melhor condicionamento e a capacidade física,
  • Melhorias na saúde,
  • Maior bem-estar,
  • Equilíbrio emocional,
  • Autoconhecimento,
  • Disciplina,
  • Coragem,
  • Lealdade,
  • Modéstia,
  • Honra, 
  • Bondade.

Entende-se, portanto, que as artes marciais abrangem ensinamentos físicos, filosóficos e psicológicos. E claro, as técnicas podem ser usadas como defesa pessoal.

De modo mais específico, fisicamente, o praticante de artes marciais será responsável pelo desenvolvimento de todo o corpo, como, por exemplo, melhorar a flexibilidade das articulações, aprender sobre o controle da respiração, relaxar e fortalecer os músculos, aprender sobre a correta postura da coluna vertebral, entre outras vantagens.

Psicologicamente falando, de maneira também específica, as artes marciais irão desenvolver melhor os reflexos do praticante e a formação moral da pessoa.

Grande parte das artes marciais têm sua prática em grupos. Existem competições de alta popularidade, como no caratê ou judô, por exemplo. Foi ao longo do século XX que as artes marciais passaram a crescer, em especial para fazer com que muitos indivíduos se profissionalizassem, para que fosse possível treinar e instruir as pessoas interessadas nestas artes.

Foi do interesse na profissionalização, aliado com a popularização, que os campeonatos de artes marciais se tornaram objetivo de muitos competidores. Organizados e com um elevado nível técnico por parte dos competidores, os campeonatos atraiam muito público.

O judô foi uma das primeiras modalidades de artes marciais a ser aceita como esporte. Em 1964, este foi acrescentado como modalidade nos Jogos Olímpicos. Posteriormente, a luta olímpica (luta greco-romana), boxe e o taekwondo também integraram este evento.

Artes marciais brasileiras

No Ocidente, as artes marciais também ganharam um grande espaço. A grande influência cultural do Oriente foi responsável pela criação de diversas escolas e vertentes das lutas corpo a corpo.

No Brasil, isso não foi diferente. Três modalidades de artes marciais são reconhecidamente criadas no país:

  • O jiu-jitsu brasileiro (estilo judô, com especialização e ênfase em técnicas de controle e luta no solo e menos em técnicas de luta de pé),
  • A capoeira (une esporte, luta, dança, cultura e música);
  • E o kombato (arte marcial, sistema de segurança e defesa pessoal).

“Vale-Tudo” também é uma modalidade brasileira que aborda lutas de competidores que são especializados em artes marciais distintas.

Artes Marciais Mistas

Artes Marciais Mistas vem do inglês Mixed Martial Arts (MMA).

São aquelas artes marciais que combinam golpes de combate em pé, porém também utilizando técnicas de luta no chão. As artes marciais mistas se inspiraram nos combates do Vale-Tudo, mas estas possuem regras, fazendo com que o Vale-Tudo fosse substituído.

As artes marciais mistas se caracterizam pelos atletas: estes são praticantes de várias modalidades de artes marciais, com o objetivo de derrotar o adversário através de mais conhecimento de técnicas e com melhor preparação.

O UFC (Ultimate Fighting Championship) é a mais conhecida organização responsável por esses torneios de artes marciais mistas. Esta também é a organização que consegue trazer maior valorização para o MMA, assim como atrair ainda mais públicos e adeptos dos esportes.

Grandes nomes do MMA podem ser destacados: Anderson Silva, Vitor Belfort, Georges St-Pierre e Conor McGregor.

As artes marciais mistas conseguiram transformar a reputação desses esportes, pois anteriormente estes só eram vistos como “brigas”. Contudo, agora percebe-se dignidade e respeito de um adversário para outro.

O significado de Artes Marciais está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Artes Marciais |