Significado de Arte


O que é Arte



Arte, cujo significado é técnica ou habilidade, vem do latim “ars”, podendo ser compreendida com manifestação estética ou de comunicação criada através de algum tipo de linguagem. A arte pode ser encontrada em obras de pintura, escrita, música, dança, arquitetura, escultura, cinema e, mais atualmente, em criações digitais.

Arte é uma atividade humana das mais antigas, sempre ligada a uma percepção, ideia ou emoção, estimulando tanto a consciência do criador da obra quanto dos que a apreciam, podendo cada uma dessas obras ser considerada única e diferente.

Artistas, de uma forma geral, procuram manifestar suas emoções e ideias através de algum estilo ou meio de comunicação. Segundo a filosofia, a arte é uma intuição, é uma expressão do mundo imaterial projetada no material, com a inspiração adquirida do próprio mundo material e utilizando artefatos desse mesmo mundo para, como diz Aristóteles, criar uma imitação da realidade. A definição de arte para o filósofo Kant é a produção de uma satisfação desinteressada.

História da Arte

Desde os mais primitivos tempos podemos encontrar a essência do pensamento humano expressa das mais diversas formas, desde pinturas rupestres e esculturas a construções arquitetônicas que extrapolavam as comuns. Arte, religião e ciência sempre andaram juntas através dos tempos, sendo ela o principal produto de ligação do homem com o intelecto.

A importância da arte para a história humana está exatamente na sua relação direta com o momento histórico e cultural, refletindo aquilo que acontece em determinado momento e sendo trabalhada de forma artesanal, única e original.

Podemos, de uma forma geral, dividir a história da arte em grandes períodos: Arte Pré-Histórica (período anterior a 3000 a.C.), Arte Antiga (de 3000 a.C. até 1000 a.C.), Arte Clássica (de 1000 a.C. a 300 d.C), Arte Medieval (de 300 a 1350), Arte Moderna (1350 a 1850) e, finalmente, Arte Contemporânea (de 1850 aos dias atuais).

Estudar a história da arte, então, é estudar a história da evolução humana em nosso planeta, olhando através dos movimentos artísticos as modificações ocorridas em cada época. Em cada um dos períodos estudados podemos ter outras ciências nos auxiliando a entender o momento histórico, como a arqueologia, a paleografia, a própria literatura que também é uma manifestação artística, e diversas outras.

Através dos tempos podemos dividir a história da arte tanto pela sua manifestação globalizada, como a arte primitiva ou arte pré-histórica, como também pela regionalização, como a arte grega, a arte romana, a arte moçambicana, a arte indiana, quando vamos entender o processo evolutivo e cultural de cada uma de suas ramificações.

Tipos de Artes

Para classificar os diversos tipos de artes costumamos dividi-las em categorias, como artes plásticas, por exemplo, que inclui a pintura e a escultura, ou também dividi-las por técnicas, através dos materiais utilizados na expressão (aquarela, óleo e guache são técnicas da pintura).

Ainda podemos classificar por gêneros. Na literatura, exemplificando, podemos ter comédia, romance, ficção científica, da mesma forma que no cinema. São temáticas e estilos inseridos na forma de arte apresentada.

De uma forma mais ampla costumou-se classificar as artes numa lista que se tornou comum nos dias de hoje. Assim, temos a música como primeira arte; a dança e coreografia como segunda; a pintura como terceira; a escultura como quarta; o teatro como quinta; a literatura como sexta arte.

No final do século XIX começou a surgir o que é conhecido como sétima arte: o cinema. Mas a evolução tecnológica ainda nos apresenta mais quatro tipos de arte, que entraram na lista na seguinte ordem: oitava arte, fotografia; nona arte, histórias em quadrinhos; décima arte, jogos de computador e vídeo e, pelo menos até o momento, décima primeira arte, a arte digital, que possibilita uma gama imensa de variações, estilos e gêneros.

Arte Moderna

Nos dois últimos séculos da história surgiram novas expressões da arte, caracterizando-se o que denominamos arte moderna, onde podemos perceber a influência da Revolução Industrial e de toda a tecnologia advinda dessas transformações.

Os artistas, em vez de se limitar a copiar a natureza e a realidade como antes, criaram novos estilos, rompendo as regras na busca de uma melhor expressão da vida moderna. Assim, caracterizou-se que o objetivo da arte não era apenas a representação do visível, mas a expressão emocional e sensível do que estava na mente do artista.

Suas variações encontraram, finalmente, até mesmo em designers e arquitetos, uma funcionalidade para o cotidiano. É comum hoje procurarmos móveis feitos por designers, que sejam mais adaptados ao nosso estilo e forma de ver a vida, ou mesmo de buscar nos arquitetos soluções artísticas que nos possam trazer o prazer de viver em um projeto original e único, de acordo com nosso pensamento e estilo.

Os tipos, estilos e variações de arte hoje estão classificadas como arte contemporânea, quando novos desafios se impõem aos artistas para projetar suas ideias.

O significado de Arte está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Arte |