Significado de Aristocracia


O que é Aristocracia



Aristocracia é uma palavra que vem do grego e é formada pela junção de aristoi, que tem como significado “melhor”, e kratos, que significa “poder” ou “governo”. Assim, etimologicamente, aristocracia é a forma de governo do melhor ou dos melhores. O termo é usado para definir o tipo de governo em que uma elite, geralmente ligada por laços de sangue, detém o poder. Mas pode ser também sinônimo dessa classe, da classe dos nobres, da nobreza.

Assim, aristocracia é uma forma de governo em que quem detém o poder é um grupo que forma uma elite privilegiada. Os primeiros governos organizados como aristocracias surgiram na Grécia Antiga por volta do século VIII antes de Cristo. Nesse tipo de governo o poder pertence a um pequeno grupo de indivíduos que serão elegidos por herança, linhagem, por sua riqueza ou poder aquisitivo.

Podemos dizer que enquanto numa monarquia o poder estaria concentrado todo em uma única pessoa, o rei, na aristocracia teremos o poder centrado nas mãos de um grupo de pessoas. Contudo, com o passar do tempo a palavra aristocracia também passou a ser usada para se referir as cortes reais, ao grupo de nobres, privilegiados que viviam e tinham seu sustento e riquezas oriundos de sua proximidade ao rei e portanto formando um grupo de poder ou uma classe dominante.

O filósofo Platão considerava que um governo de poucos era o melhor para o homem, e os aristocratas deviam ser formados por um grupo de sábios. Já seu discípulo, Aristóteles, compartilhava de opinião análoga, mas advertia para a importância de os aristocratas serem justos, do contrário o governo se transformaria em uma oligarquia, a forma de governo em que um grupo de pessoas usa o poder em benefício próprio afim de defender seus interesses particulares e não em prol do povo. 

O significado de Aristocracia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Aristocracia |