Aquífero é um substantivo masculino e um adjetivo. Não se tem certeza sobre qual seria a origem deste termo.
O significado de Aquífero é a formação geológica subterrânea que consegue armazenar água, ou seja, é visto como um reservatório de água, localizados no subsolo.
O acúmulo da água se dá através das chuvas que se infiltram no subsolo, formando assim um aquífero.
É claro que para formar um aquífero é necessário que existam rochas porosas ou que sejam permeáveis, para que sejam capazes de absorver e ceder a água para que se infiltre no subsolo. Elas realizam um processo natural de filtragem, tornando-a própria para o consumo do ser humano.
Ocorre também que um aquífero tem espaço suficiente e aberto para que a água se movimento em seu interior
Os aquíferos são excelentes fontes de abastecimento para poços, minas e nascentes, podendo também serem auxiliares para manter a estabilidade de águas superficiais, como no caso de lagos e rios – é notável entender que o aquífero irá absorver o excesso de água.
Embora sejam importantes fontes de recursos, graças a quantidade de água armazenada, os aquíferos têm sua durabilidade e poder de renovação comprometidos, principalmente por conta da utilização em excesso e da própria poluição dos solos (assim como de reagentes químicos na superfície) que contaminam esse recurso natural.
É possível apontar dois tipos principais de aquíferos – a classificação se dá por diversos critérios, como, por exemplo, na forma de armazenamento da água. São os aquíferos livres (ou freáticos) e os aquíferos confinados (ou artesianos).
Os aquíferos livres ou freáticos são formações geológicas de aspecto permeável (são formados por rochas permeáveis), podendo ter sua base formada por uma camada impermeável (como é o caso da argila, por exemplo) ou semipermeável.
Nesse tipo de aquífero, há uma superfície livre de água que está sob pressão atmosférica (chamada de superfície piezométrica ou freática). Nesses aquíferos, o nível da água é variável, pois se determina através da quantidade de chuva.
O aquífero livre ou freático é o tipo mais comum e que mais é explorado pelo ser humano, pois possui fácil extração. Como consequências, este tipo é aquele que mais tem problemas de contaminação.
Em relação aos aquíferos confinados (também chamados de confinados), há total saturação de água, ou seja, os recursos hídricos estão confinados sob uma pressão superior do que a pressão atmosférica. Esse tipo de aquífero tem sua formação através das rochas impermeáveis (tanto em sua base como no teto).
Para captar a água, é necessário realizar um furo para extração – conhecido como furo artesiano (ou furo repuxante) – que fará com que a água jorre em forma de repuxo.
É muito comum encontrar esse tipo de aquífero em residências para que haja a criação de um poço artesiano.
O aquífero do Guarani possui uma extensão de aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros quadrados e, por isso, está presente em quatro países da América do Sul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – 70% do aquífero está localizado no Brasil.
Este aquífero é o maior depósito de água doce do mundo, sendo chamado também de Aquífero Gigante do Mercosul.
Embora não se tenha com precisão a quantidade de água que este aquífero é capaz de armazenar, muitos acreditam que pode-se chegar a cerca de 45 mil quilômetros cúbicos.
Outro aquífero que merece destaque é o aquífero Alter do Chão (ou Grande Amazônia): este é considerado o maior aquífero em volume de água do mundo, com cerca de 86 mil quilômetros cúbicos de água em uma área bem menor que o aquífero Guarani.
O significado de Aquífero está na categoria Significados