Aquicultura é um substantivo feminino com origem em dois termos em Latim: aqui-, que na verdade é um elemento de formação de palavras originária de aqua-, que significa “aquático” ou “água” + cultura.
O significado de Aquicultura é a ciência que estuda as técnicas de cultivo e reprodução de peixes, algas, crustáceos ou moluscos. Isso quer dizer que procura-se aprender como cultivar espécies de água, plantas e animais para determinados e diferentes propósitos.
Dessa maneira, a aquicultura tem como função cultivar organismos aquáticos em condições naturais, bem como em condições artificiais e controladas – no sentido de administrar a iluminação e a temperatura da água, por exemplo, para que a criação da espécie seja satisfatória e adequada.
A aquicultura pode acontecer em água salgada (chamada de maricultura) ou água doce (chamada de aquicultura continental).
A origem da aquicultura é muito antiga. Relatos dizem que povos antigos já utilizam as técnicas de criação de peixes, como é o caso dos chineses e dos egípcios (estes cultivavam as tilápias) há mais ou menos quatro mil anos.
Aquicultura também é um termo usado para o tratamento de rios ou lagos com a finalidade de aperfeiçoar a atividade piscatória.
Alguns tipos de aquicultura que existem são:
Embora a pesca e a aquicultura sejam atividades relacionadas (especialmente tratando-se de obter um produto para consumo ou mesmo para este ser utilizado em algum processo para criar outro produto), há uma grande diferença entre elas. Enquanto que a pesca é uma atividade extrativista, isto é, retira recursos de um ambiente natural, a aquicultura possui ambientes próprios para a criação de espécies.
Dessa forma, entende-se que a pesca não se associa ao mercado competitivo, porém a aquicultura sim, pois gera alimentos de qualidade, por meio de planejamento e controle.
Atualmente, a aquicultura é uma atividade agropecuária de grande importância para várias nações, incluindo o Brasil. Os resultados produtivos positivos da aquicultura são algumas das razões para caracterizar sua contribuição para o combate à fome, inclusive.
Por ser uma atividade produtiva de grande potencial para o planeta, a aquicultura deve estar sob constante foco em termos de sustentabilidade – tanto econômica como ambiental.
É imprescindível que a aquicultura utilize o ambiente de maneira racional e permitir que o processo ocorra ainda por muito tempo. Entende-se que a avaliação de todas as formas de impacto que a aquicultura pode causar em um ambiente é fundamental, para que não se cause danos permanentes.
Algumas práticas sustentáveis que podem ser adotadas são:
O Brasil tem uma extensa lista de vantagens para o desenvolvimento da aquicultura, como é o caso de:
A produção aquícola no Brasil tem como grande destaque a piscicultura.
O significado de Aquicultura está na categoria Significados