Aptidão é um substantivo feminino com origem na palavra em Latim aptus, que significa “adequado, apto, válido”, particípio passado de apere, que quer dizer “atar, juntar a, anexar”.
O significado de Aptidão corresponde a um substantivo feminino que dá nome à capacidade de quem está apto, que possui habilidade de fazer uma atividade de maneira certa.
Uma pessoa que mostra aptidão está mostrando que se predispõe a fazer alguma coisa que precisa ser feito. Pode-se designar aptidão também como a capacidade ou a facilidade de aprender, isto é, um conjunto de características que indicam as habilidades de uma pessoa, tornando-a capaz de adquirir conhecimentos específicos.
Por exemplo: “Márcio sempre teve aptidão para aprender novos idiomas – hoje, ele é fluente em sete línguas!”
Na área da Psicologia, a aptidão está associada tanto com a capacidade cognitiva como com os aspectos da personalidade e do emocional da pessoa. Nesse caso, supõe-se que a aptidão se origina da relação entre o meio e a hereditariedade.
Um indivíduo com aptidão irá exercer alguma atividade sem qualquer dificuldade, pois tem as características necessárias para ser habilitado nesta atividade.
Alguns sinônimos de aptidão são os termos: destreza, habilidade, capacidade, competência, o poder de, domínio de.
Aptidão física é o nome dado para toda a capacidade que um indivíduo possui ao fazer exercícios físicos, com um bom desempenho, que exijam esforço ou destreza física, sem correr riscos para sua saúde.
Isso quer dizer que a pessoa com aptidão física possui um desempenho diferenciado, conforme a modalidade que pratica. Mas de forma geral, a aptidão física se relaciona com a habilidade de praticar qualquer atividade que requer esforço ou preparo físico com total tranquilidade e sem dificuldades.
A aptidão física, assim, é associada com alguns fatores, tais como, a flexibilidade muscular, a resistência aeróbica, a composição corporal, a própria qualidade de vida, entre outros. Obviamente, o bom desempenho de uma pessoa com aptidão física também se refere a elementos como a agilidade, coordenação, postura, equilíbrio, força, entre outros.
Existem provas de aptidão física que podem testar a capacidade física de uma pessoa, que utilizam exercícios físicos determinados para atestar se há aptidão ou não por parte deste indivíduo para a realização de uma atividade específica.
Condições genéticas, alimentação, cuidados com o corpo e prática de exercícios físicos são itens que auxiliam na aptidão física.
Aptidão cardiorrespiratória refere-se ao condicionamento do sistema circulatório. O teste é geralmente feito em uma bicicleta ergométrica ou esteira, acompanhado de um profissional que estará avaliando o teste físico, por meio de medições e procedimentos.
Este teste irá analisar a capacidade que o organismo tem de absorver oxigênio por meio dos pulmões e depois fazer o transporte para os músculos esqueléticos através da corrente sanguínea, enquanto que se está trabalhando em atividades ou exercícios prolongados e de moderada a alta intensidade.
Um cardiologista tem como papel solicitar um teste de aptidão cardiorrespiratória para prevenir qualquer problema de saúde por doenças ligadas ao coração.
Aptidão profissional é o termo formal para a palavra vocação – aquela tendência ou habilidade que um indivíduo tem em relação as suas áreas de interesse para sua futura profissão. A aptidão profissional é aquela que mostra que uma pessoa tem facilidade no aprendizado e no exercer de atividades dentro de uma determinada área.
Para vários pesquisadores, a aptidão profissional começa a ser formada na infância e depende muito do quanto a criança pode ter liberdade para experimentar e expressar suas vontades e interesses. Algumas pessoas possuem grande dificuldade em descobrir qual é a aptidão profissional deles, podendo solicitar ajuda de um orientador profissional, tais como psicólogos ou pedagogos, que irá realizar técnicas e testes para despertar a sua vocação.
Uma ajuda muito popular é o teste vocacional – geralmente em forma de questionário composto por diversas perguntas que direcionarão o jovem a definir quais são os cursos que mais tem sintonia.
Para se ter uma ideia de aptidão profissional, pode-se pegar como exemplo uma pessoa que tem paixão por animais e natureza: que desde cedo, não apresenta medo de qualquer animal e que aprecia muito o tempo em meio ao campo, ao ar livre, entre outros pontos. Essa pessoa, muito provavelmente, irá decidir cursar Biologia ou algum curso relacionado ao meio ambiente.
O significado de Aptidão está na categoria Significados