Aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquiri saberes, conhecimentos, valores, comportamentos e habilidades através de experiências, de ensinamentos e do estudo. Nas áreas de psicologia e pedagogia existem inúmeras teorias sobre a aprendizagem que a definem de diferentes formas e que buscam fazer do processo de aprender algo mais eficaz e eficiente.
Podemos dizer que tudo o que nos acontece na vida, de uma forma ou outra, pode nos agregar algum conhecimento e nesse sentido constituir-se em aprendizagem, pois esses acontecimentos constituem-se de experiências que através de nossas observações - na medida em que concomitantemente vamos aumentando nosso grau de instrução - nos permitem fazer relações cognitivas cada vez mais ricas e complexas.
Dentro da aprendizagem considera-se que o mais fundamental processo é a imitação, ou seja, a repetição de um comportamento ou atitude. É o mais fundamental por que observa-se que essa é a primeira forma de aprender que as crianças desenvolvem. As crianças aprendem imitando seus pais e as pessoas mais próximas.
Vemos que em geral a aprendizagem sempre apresenta uma mudança na conduta de uma pessoa, um algo a mais, uma nova percepção. Consistindo sempre numa nova informação adquirida e que vem a somar no repertório cognitivo do indivíduo.
Interessante observar, que a aprendizagem não é uma característica exclusiva da espécie humana. Grande parte das espécies animais tem a capacidade de alguma aprendizagem em algum nível. Alguns animais como chipanzés, golfinhos ou cachorros, por exemplo, tem grande capacidade cognitiva. Contudo, somente os humanos foram capazes de desenvolver níveis de aprendizagem a ponto de conseguirem emancipar-se do seu contexto ecológico, podendo transformar a natureza de acordo com aquilo de que necessitam.
Teoria da Aprendizagem
Desde pelo mesmo a Grécia Antiga veem sendo criadas teorias de aprendizagem. Contudo, hoje, sobretudo nos meios acadêmicos, o suíço Jean Piaget e o russo Lev Vygotsky tem sido os teóricos mais debatidos e estudados neste sentido. Porém existem diversos pensadores importantes que deram e tem dado sua contribuição ao entendimento do fenômeno da aprendizagem em todo o século XX e XXI.
Esses estudiosos apontam a existência de diversos tipos de aprendizagem. Podemos citar por exemplo, a aprendizagem receptiva, quando a pessoa aprende alguma coisa e passa a reproduzi-la, sem de fato descobrir alguma coisa nova; temos a aprendizagem por descobrimento, quando novas ideias ou situações são vivenciadas e existe a percepção de algo novo; a aprendizagem repetitiva, quando informações são memorizadas sem contudo necessitarem serem compreendidas; aprendizagem significativa, quando novos conhecimentos são assimilados pela pessoa e são relacionados com conhecimentos prévios e de forma crítica permitem a criação de novas ideias que geram ainda novos conhecimentos.
Para Ivan Pavlov a aprendizagem se dá a partir de estímulos externos que criarão reações que se converterão em conhecimento; para Albert Bandura, cada pessoa descobrirá a melhor forma de aprender a partir das condições que lhe dão o meio em que vive; Já David Ausubel defende que as pessoas organizam seus conhecimentos de forma hierárquica, de modo que aquilo que for mais relevante para o indivíduo seja por afinidade ou por necessidade, tenderá a ser melhor fixado no processo de aprendizagem.
O famoso psicólogo e educador suíço Jean Piaget aponta que desenvolvimento e aprendizagem são dois conceitos diferentes, mas que costumam ser confundidos. Pra ele o ser humano naturalmente desenvolverá capacidades cognitivas, da mesma forma que apresentará um desenvolvimento físico, que lhe trarão um aumento cada vez maior da sua capacidade de compreender, e é esse aumento natural que possibilitará a aprendizagem através de interações com o meio e com as pessoas.
Outro clássico teórico da aprendizagem, Lev Vygotsky, tinha em seus trabalhos influência do marxismo, e portanto deu grande importância as questões socioculturais e as interações dos indivíduos com o meio social no desenvolvimento de sua teoria de aprendizagem, onde a linguagem tem uma importância fundamental, sendo comparada a um instrumento pelo qual os conhecimentos tornam-se possíveis.
O significado de Aprendizagem está na categoria Significados