Apreço é o nome dado ao sentimento de carinho, amor e estima que se pode ter por uma pessoa, lugar, animal ou coisa. É o mesmo que consideração e respeito.
Enquanto substantivo, apreço significa consideração, respeito, estima. Ter apreço por alguma pessoa significa gostar da mesma pessoa e tê-la em alta conta. Sua raiz é latina e deriva de “arbitrans” que tem como significado estima.
Quando alguém promove relação de apreço está utilizando o comportamento para demonstrar dedicação, consideração e respeito pelos outros. Por isso em alguns recintos e repartições públicas é comum haver cartazes informativos pedindo a “relação de apreço” no ambiente. O comportamento respeitoso está previsto em lei para que exerce função pública.
Em inglês, apreço possui dois substantivos equivalentes: “esteem” e “value”, ambos com o mesmo sentido de “estima”, “valor” e “carinho” por algo ou alguém.
O antônimo para apreço é “desapreço”. Assim como “desconsideração”, “rejeição” e “desprezo”.
Assim como muitas palavras na língua portuguesa, “apreço” pode ser facilmente confundida com “apresso”; porém seus usos e significados são diferentes.
Apreço enquanto verbo conjugado em primeira pessoa (apreçar, sinônimo: preçar) significa “dar preço”, “atribuir um valor”. Por exemplo: “Eu apreço os produtos importados desta loja”.
Já a forma apresso enquanto verbo também conjugado em primeira pessoa significa “apressar”, movimentar-se mais rápido, ganhar pressa. Por exemplo, a canção do cantor Renato Russo que diz: “Apresso o passo por causa da garoa”.
Há ainda a expressão “em apreço”, utilizada para descrever algum assunto que esteja sendo tratado: “O número de pessoas por apreço nesta pesquisa”, significando “O número de pessoas em questão nesta pesquisa”.
O significado de Apreço está na categoria Significados