Apraxia é uma disfunção neurológica que resulta na impossibilidade de realizar movimentos coordenados, mesmo que a pessoa tenha uma condição muscular normal e que ela saiba como executar os movimentos.
Na medicina, “praxia” significa a capacidade de coordenação dos movimentos. Daí o significado de apraxia (o sufixo “a” indica ausência).
A apraxia é causada por danos cerebrais, em geral decorrentes de:
E em alguns casos, a apraxia pode ter causas hereditárias. Apraxia é um termo genérico, pois existem vários tipos, com significados próprios, sendo mais específico falar em apraxias.
A apraxia ideomotora tem como significados a incapacidade de completar uma ação motora (um gesto, por exemplo) de forma voluntária, em resposta a uma ordem verbal. Porém, a mesma ação pode ser executada pela pessoa de forma espontânea.
Exemplificando: o portador pode receber uma ordem para levantar a mão direita, durante o tratamento médico e não ser capaz de executar esse gesto, mesmo tendo capacidade muscular e por mais que se esforce para isso. Saindo do consultório ele avista uma pessoa conhecida e levanta a mão direita espontaneamente, num gesto de cumprimento.
Apraxia verbal ou apraxia da fala é um distúrbio motor da fala. A pessoa que tem apraxia verbal possui plena consciência dos significados que deseja exprimir, porém, seu cérebro tem dificuldade em coordenar os movimentos musculares necessários para emitir as palavras através da fala. Pode ocorrer de dizer algo totalmente diferente dos significados que se quer transmitir.
Nesses casos, o indivíduo pode perceber o erro tentar corrigi-lo, muitas vezes sem sucesso, pois novamente é emitida uma mensagem que nada tem a ver com os significados pretendidos. Por isso, a apraxia verbal é causadora de frustração e dificuldades de socialização para seus portadores.
Quando diagnosticada na infância, a apraxia da fala deve ser devidamente tratada para reduzir seus significados negativos na vida adulta.
A apraxia oculomotora congênita, também conhecida como Síndrome de Cogan, é uma doença hereditária rara que atinge os olhos. Caracterizada pela incapacidade de executar movimentos horizontais voluntários dos olhos, leva a pessoa a fazer movimentos bruscos com a cabeça, para compensar essa falta de mobilidade dos olhos. A apraxia oculomotora pode ser diagnosticada ainda na infância.
Na grande maioria dos casos, tem a apraxia significado relacionado à frustração para seus portadores, podendo levar a quadros de depressão e isolamento social.
A apraxia pode ser diagnosticada por um clínico geral ou neurologista, através de avaliação clínica e exames como eletroencefalograma, punção lombar, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Nos casos de apraxia da fala, o diagnóstico e tratamento são realizados por profissionais da área de fonoaudiologia.
O significado de Apraxia está na categoria Significados