Apedeuta é uma palavra classificada na gramática portuguesa como um adjetivo, cuja origem reporta-se ao grego apaídeutos, e que se refere ao indivíduo que possui pouca educação e/ou escolaridade. Para tanto, dizer que uma pessoa é apedeuta é o mesmo que chamá-la de leiga ou ignorante.
Desde a antiguidade grega, as pessoas eram divididas em grupos, cuja diferenciação era dada pelo poder econômico, religioso e intelectual. Aqueles que detinham maiores conhecimentos e sabiam discursar contavam com direitos que outros nem sempre cogitavam.
Historicamente, o período da Idade Média foi caracterizado por grande parte da população apedeuta, sendo grande o número de indivíduos que não sabiam sequer escrever ou ler. A fonte do conhecimento e poder ficava nas mãos dos reis e da Igreja Católica.
Quando a Europa deixou para trás a Idade das Trevas e iniciou o período conhecido como Iluminismo, um dos seus maiores marcos foi justamente a busca do conhecimento ou iluminação. Entre os vários pensadores e correntes filosóficas destaca-se o filósofo inglês Francis Bacon (1561 – 1626) que disse que “saber é poder”.
De muitos apedeutas surgiram grandes pensadores e cientistas ou como também podem ser chamados de propedeutas, que é o seu antônimo. Um propedeuta nada mais é do que o indivíduo que estudou ou que é versado. Geralmente o termo é utilizado para se referir a um professor, mestre ou doutor (aquele que fez o doutorado).
De modo semelhante, o termo é empregado para se referir à pessoa que possui um conhecimento mais aprofundado acerca de um determinado assunto, o qual frequentemente é lembrado como um especialista como se pode observar no exemplo dessa frase: “O professor João Ricardo é um verdadeiro propedeuta em língua inglesa”, ou seja, possui muitos e profundos conhecimentos em inglês.
Já o apedeuta é o indivíduo que não possui conhecimentos, principalmente de ordem filosófica ou científica e geralmente aprendem com a experiência cotidiana. Um dos exemplos mais comuns refere ao ex-presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva que, ao contrário dos seus antecessores, não possui nenhuma formação educacional superior.
Presidente eleito e reeleito entre os anos de 2003 e 2010, ele só possui, como escolaridade, o ensino fundamental completo e quando tomou posse pela primeira vez disse em seu discurso que estava recebendo o primeiro diploma de sua vida. Antes dele, quem presidia o país era o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, considerado um dos maiores intelectuais brasileiros e autor de livros como “O modelo político brasileiro: e outros ensaios", publicado em 1973.
O significado de Apedeuta está na categoria Significados