Apatia, do latim apátheia, segundo o dicionário, significa:
O antônimo de apatia é a vivacidade.
Uma pessoa apática apresenta as seguintes características:
A apatia nem sempre está relacionada a algum problema de saúde, porém, quando acompanhada de outros sintomas, demanda tratamento.
Dentre os males que acometem o corpo, a apatia pode ser sintoma de:
Apatia pode também ser sintoma de problemas psicológicos; faz parte do diagnóstico de doenças como:
É importante ressaltar que a apatia pode surgir na vida de todos, como um resultado natural de acontecimentos desagradáveis; a apatia se faz presente durante o luto, em casos de estresse, crises de abstinência (de nicotina, por exemplo). Na maior parte dos casos, o sintoma desaparece, conforme o indivíduo segue a vida e vai aprendendo a lidar com as questões emocionais.
Quando o quadro se estende por longos períodos, a vida pode ficar presa numa condição de inércia e vale a pena buscar tratamento.
Dentro da psicologia, a inércia está relacionada à sensação de que nada novo acontece, perpetuando um estilo de vida insatisfatório. Neste caso, o tratamento pode estar em atitudes simples, que alterem a rotina, tornando-a mais prazerosa.
Popularmente, a inércia é conhecida como marasmo.
A apatia é um dos sintomas da depressão, mas isolada não define o diagnóstico. O significado de depressão é distúrbio do humor, um estado de profunda e tristeza, falta de vontade de viver (em alguns casos com tendências suicidas), amargura, desesperança, sentimento de culpa injustificado, doloroso e constante, alterações no padrão de sono e apetite. Tanto o diagnóstico quanto o tratamento da depressão só devem ser conduzidos por médicos.
A expressão apatia social é usada para definir as pessoas que não se importam com as condições políticas e sociais do país e preferem não agir de forma alguma contra, por exemplo, a corrupção.
Dentro da filosofia antiga, a apatia é o ideal moral dos estoicos e dos cínicos, que através do exercício da virtude, desejavam atingir o desprezo e a indiferença em relação a todas as emoções. A apatia possuía o significado de felicidade, segundo Diógenes.
Para Kant, a apatia era também um ideal que cada indivíduo deveria alcançar.
A partir da Idade Moderna, a apatia deixa de ser um ideal, com a valorização dos sentimentos.
Entende-se por apatia espiritual a falta de vontade de buscar a espiritualidade, a indiferença quanto às questões religiosas.
Ao contrário da apatia, caracterizada pela ausência de sentimentos e pela falta de vontade, a empatia está relacionada à união emotiva com outros indivíduos, objetos ou animais.
A apatia pode ter causas relacionadas:
Para o tratamento da condição de apatia, o primeiro passo é identificar a questão a qual ela está relacionada. A solução pode estar tanto em mudanças simples na rotina como em medicamentos, para os casos em que a apatia está relacionada a alguma doença.
O significado de Apatia está na categoria Significados