Antropometria é um substantivo feminino. O termo é uma junção do Grego anthropos, que significa “ser humano, homem”, mais metron, que quer dizer “medida”.
O significado de Antropometria é uma área da Antropologia que compreende as medidas do corpo humano, isto é, assimila as proporções das várias partes do corpo.
A antropometria está associada ao ensino da antropologia biológica e física, de modo que haja a intenção de buscar e averiguar questões genéticas e biológicas do ser humano para que sejam feitas confrontações entre si.
A antropometria é elaborada com diversas técnicas que medem todas as divisões do corpo humano – processo este muito importante e útil que fornece informações para atletas e pessoas ociosas a respeito de suas condições física e biológica.
O estudo antropométrico é utilizado no âmbito jurídico com a finalidade de identificar criminosos – a análise é embasada na descrição em detalhes do corpo dos suspeitos, por exemplo, através de fotografias, retrato falado, proporções corporais, impressões digitais, entre outras ferramentas.
Até a metade do século XX, a antropometria era tida como uma pseudociência. Durante este período, os nazistas fizeram uso destas técnicas antropométricas na Segunda Guerra Mundial para distinguir quais eram as pessoas de raça Ariana das não-Arianas, por meio de modelos de comparação corporal.
Hoje em dia, por outro lado, a antropometria está presente em vários setores da Medicina. Um exemplo é a Puericultura, que faz o estudo da evolução do corpo infantil e está introduzido no ramo da Pediatria.
Outro exemplo é o estudo das enfermidades e anomalias que podem afetar as dimensões do organismo do ser humano.
A antropometria tem suas técnicas muito bem aplicadas quando serve para analisar o estado nutricional de uma pessoa. Chamada de antropometria nutricional, a técnica se dá por meio de um profissional que realiza uma avaliação com a verificação de vários fatores e informações do corpo humano, tal como o Índice de Massa Corporal (IMC), o Índice de Gordura entre o quadril e a cintura, a Análise de Dobras Cutâneas, entre outros.
Na antropometria nutricional infantil, há a coleta de dados diversos para que a mensuração tenha comparação com a idade da criança, tais como o peso/idade, estatura/idade e peso/estatura, como exemplos.
A antropometria nutricional não serve somente para medir e pesar. As técnicas usadas hoje são consideradas fundamentais para controlar a saúde e o estado nutricional de adultos e crianças.
Se por um lado a antropometria é o aprendizado das dimensões e partes do corpo humano, a ergonomia é o estudo para adaptar o corpo humano ao seu ambiente.
A palavra ergonomia é formada do Grego ergon, que significa “trabalho”, mais nomos, que quer dizer “ordenamento, lei, regra”. Ou seja, é uma ciência que desenvolve e aplica técnicas de adaptação de elementos presentes no ambiente de trabalho ao ser humano.
Por exemplo, a ergonomia utiliza inúmeras técnicas da própria antropometria para ajustar o ambiente ao ser humano, como é o caso da criação de cadeiras confortáveis, utensílios que sejam simples de manuseio, entre outros casos.
A antropometria utiliza dois recursos para obter as medidas essenciais para estas adaptações ergonômicas:
Os movimentos, nesse caso, de cada parte do corpo são medidos mantendo-se o resto do corpo estático.
O significado de Antropometria está na categoria Significados