Antissepsia é uma palavra da língua portuguesa que significa o conjunto de técnicas de esterilização que visa impedir que microrganismos patogênicos (como vírus e bactérias) se proliferem, evitando assim o surgimento de doenças infecciosas.
A antissepsia, significado comum à esterilização, geralmente é feita por meio da utilização de substâncias químicas conhecidas como antissépticos. Essas substâncias (que podem ser bactericidas, bacteriostáticos, desinfetantes ou outros produtos) são usadas para a higienização do corpo ou ambiente.
A técnica de antissepsia é muito comum em lugares como hospitais, onde a chance de contaminação é maior devido à baixa imunidade causada por microrganismos contagiosos e devido ao fato de muitas pessoas estarem concentradas no mesmo local. Também é usada nos laboratórios para a prevenção de contágios.
É comum que o significado de antissepsia e assepsia sejam confundidos. Embora tenham relação, os termos apresentam significados distintos.
O conceito de assepsia tem como propósito prevenir que um local seja contaminado por microrganismos nocivos à saúde. O conceito de antissepsia faz menção ao uso de produtos para a descontaminação de ambientes que já se encontram contaminados. Ou seja, a antissepsia, definição que tem a função de reduzir os agentes patogênicos ou exterminá-los, visa impedir que eles acabem se empalhando pelo ambiente.
Um exemplo de assepsia é fazer o uso de luvas estéreis para evitar que microrganismos patogênicos entrem em um local que está livre desses agentes.
A antissepsia das mãos é um procedimento básico entre os profissionais de saúde. Com o uso de água e sabão, é feita a remoção da maior parte dos microrganismos, prevenindo assim a infecção entre pacientes por meio do contato manual.
A antissepsia cirúrgica é feita nas mãos e antebraços, espalhando um antisséptico e esfregando com o uso de uma escova própria para o preparo cirúrgico.
O significado de Antissepsia está na categoria Significados