Significado de Antipatia


O que é Antipatia



Antipatia é um substantivo feminino, tendo sua origem na palavra em Latim antipathia, do Grego antipatheia, de antipathes, que significa “aquele que se sente de forma contrária à nossa, contrário em sentimentos”. A palavra se forma do prefixo anti-, que significa “contra, oposto” e de pathos, que significa “sentimento”.

O significado de Antipatia é explicado como uma repugnância ou sentimento de repulsa instintiva em relação a algo ou alguém. Antipatia é a sensação de discordância, bem como de desarmonia entre duas pessoas, isto é, uma incompatibilidade, aversão entre dois indivíduos.

Por isso, a antipatia é um sentimento oposto ao da afeição.

Na Psicologia, a antipatia e a simpatia fazem parte da área de atração interpessoal. Enquanto a simpatia faz com que as pessoas sintam alguma atração umas pelas outras – tanto por romance como amizade – a antipatia ocasiona o oposto e por diversas razões, desde a aparência física, características da personalidade, bem como o estado de humor e de saúde da outra pessoa.

Para a Psicologia, a antipatia pode se classificar em diferentes níveis – é claro que o primeiro é aquele que há uma antipatia “superficial”, mas os mais altos abrangem uma antipatia total, que pode provocar raiva e desconforto no indivíduo que possui repulsa por algo ou alguém.

Existe a expressão antipatia instantânea – aquele sentimento criado logo no primeiro contato com uma pessoa ou algo novo. Para essa sensação, há a frase: “meu santo não bateu com o seu”, ou seja, essa antipatia é desenvolvida através das experiências negativas que ocorreram no passado – e claro, dependendo da gravidade da frustração que ocorreu, a antipatia pode ser ainda maior – e que estão presentes no subconsciente.

Nesse caso, a antipatia que ocorre instantaneamente acontece por meio das lembranças negativas que podem se associar, de alguma maneira, com essa nova pessoa ou situação atual, provocando assim a repulsa: nada mais que um método de defesa do indivíduo.

Dentro do contexto empresarial, a antipatia é descrita como uma maneira de ser de uma pessoa que possui dificuldade em se relacionar com os colegas, tornando-se alguém prepotente, arrogante e artificial, além de não se preocupar com as opiniões dos demais a seu respeito, assim como de suas ações.

O adjetivo correto para indicar uma pessoa que possui antipatia é antipático, para o caso de homens e antipática para mulheres.

Apatia e Empatia

As palavras apatia e empatia possuem significados totalmente diferentes.

A apatia é um termo psicológico utilizado para designar pessoas que não possuem qualquer emoção, entusiasmo ou motivação. Isso quer dizer que um indivíduo apático tem total ausência de sentimentos (independentemente de serem negativos ou positivos) – tanto por algo como por alguém.

Por isso, a apatia é um estado emocional de indiferença, que não se comove, que é insensível.

A empatia, por outro lado, é conceituada como a capacidade psicológica de uma pessoa compreender o que outro indivíduo sente ou está passando – é colocar-se no lugar ou condição do outro, ter compaixão e sentimentos alheios, imaginar-se nas mesmas circunstâncias.

O significado de Antipatia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Antipatia |