Significado de Antifa


O que é Antifa



Antifa é um termo abreviado de antifascismo.

O significado de Antifa nomeia um movimento político que procura combater o fascismo pelo mundo. Antifa é composto por pessoas ou grupos que fazem uma declarada oposição a qualquer forma de manifestação do fascismo.

Exemplos de manifestações fascistas que são combatidas pelos membros da antifa são: a militância ativa de um partido político ou mesmo a existência de um movimento que possui ideologias preconceituosas ou discriminatórias.

Acredita-se que os antifas sejam os responsáveis pela morte de 85 a 100 milhões de pessoas somente no século passado, afinal a defesa de sua ideologia acaba envolvendo o ódio e a violência.

Como surgiu o movimento antifa?

As raízes populares da resistência antifascista foram responsáveis pela criação da palavra antifa. As origens certas desse movimento são datadas da década de 1920, graças à formação de um grupo de pessoas que ficou conhecido como Internacional Comunista da União Soviética.

A organização do grupo começou a ser iniciada durante a realização do Terceiro Congresso Mundial em Moscou, em 1921.

O grupo tinha como principal objetivo reunir os grupos de esquerda para organizar, ou pelo menos tentar organizar, uma revolução comunista.

Um ano depois, em 1922, no Quarto Congresso Mundial em Moscou, a Internacional Comunista da União Soviética reuniu tais partidos de esquerda e deu o pontapé inicial no fortalecimento de sua ideologia contra o Fascismo.

Veja também o significado de Fascismo e Fascista.

Características do movimento Antifa

O maior destaque ao antifa é justamente por ser um movimento totalmente contrário ao Fascismo e seus ideais, ou seja, é uma organização – de esquerda ou extrema-esquerda – onde os apoiadores são antagônicos à ideologia pregada pela extrema direta, não promovendo assim ações que determinem outro sistema político.

O movimento antifa, portanto, não tem qualquer intenção de participar de eleições ou de ser determinante na aprovação de leis.

Isso quer dizer que esse grupo toma como base estratégias apoiadas em oposição ao capitalismo.

Ações para trazer mais similaridade ao movimento com o próprio movimento anarquista também são tomadas: quanto mais distante da esquerda tradicional, melhor. Isso vale como exemplo o uso da violência durante protestos populares, inclusive com a destruição de propriedades privadas e até enfrentamento físico contra seus opositores.

Hoje em dia, o antifa possui grupos em variados países, mas os mais ativos ainda estão localizados nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha.

É curioso informar que no caso do grupo antifascista alemão, sua fundação ocorreu em 1932, mostrando oposição ao nazismo (período que perdurou de 1933 a 1945).

No entanto, o grupo foi desarticulado quando Adolf Hitler assumiu o controle do Parlamento. Os antifas retornaram no final da década de 1980 para responder ao surgimento de grupos neonazistas que aconteceu após a queda do Muro de Berlim.

Os antifas declaram oposição a quaisquer formas de racismo, sexismo, misoginia, xenofobia, orgulho branco, entre outros tipos de preconceitos.

Veja também o significado de Nazismo.

Antifa no Brasil

No Brasil, o movimento antifa começou no Estado de São Paulo ainda no ano de 1933, quando houve a criação da Frente Única Antifascista (FUA), com o objetivo de fazer oposição ao integralismo (movimento político caracterizado por ser de extrema direita) que estava nascendo no país.

Tais grupos antifa no Brasil eram constituídos, em especial, por comunistas, anarquistas e sindicalistas – boa parte proveniente de outros pequenos grupos que também não estavam de acordo com as ideias do movimento de integração.

Ocorreu inclusive um embate bastante violento entre a FUA e os integralistas – que se caracterizavam pelo uso de camisas verdes.

O episódio aconteceu no ano de 1934 na Praça da Sé, em São Paulo, ficando conhecido como “Revoada das Galinhas Verdes” (ou “Batalha da Sé”), pois FUA tentou bloquear a realização da marcha dos integralistas.

No fim, a FUA saiu vitoriosa em seu enfrentamento direto com os integralistas. Apavorados, estes começaram a se debandar (por isso o nome “galinhas verdes”), deixando ao final do dia várias camisas verdes espalhadas pela Praça da Sé.

Além desses sindicalistas, comunistas e anarquistas, os membros do Partido Socialista Brasileiro e da Liga Comunista faziam parte da FUA.

Mesmo hoje em dia, vários grupos antifascistas existem e se espalham pelo Brasil – nem todos possuem boa articulação, afinal certas regiões brasileiras nem sequer entende o que significa realmente o fascismo.

O significado de Antifa está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Antifa |