Significado de Ansiosidade


O que é Ansiosidade



Ansiosidade é uma palavra que tem suas origens no latim, sendo derivada da palavra anxia, que significava angústia, aflição.

Ansiosidade, substantivo feminino, é uma palavra utilizada para definir períodos de ansiedade de uma pessoa, ou seja a sensação de aflição e agonia, que pode ser classificada como incômodo psíquico ou físico.

A ansiosidade pode apresentar-se como psicopatologia em determinados casos, mostrando uma condição emocional de sofrimento do indivíduo, que fica na expectativa de algum acontecimento perigoso e inesperado, diante do qual a pessoa se considera indefesa. A pessoa que tem esse tipo de psicopatologia, sofrendo de ansiosidade, é considerada ansiosa.

O indivíduo ansioso é aquele que mostra preocupações excessivas, apresentando-se socialmente angustiado e inseguro, vivendo num limite entre o que é real e o que imagina que pode ocorrer com ele, mesmo que não haja qualquer indício de um acontecimento repentino e inesperado que possa prejudicá-lo.

Sobre o termo ansiosidade, podemos considerá-lo como sinônimo de ansiedade, já que ambas as palavras possuem o mesmo significado. No entanto, a palavra ansiedade possui seu uso mais generalizado, sendo a mais conhecida atualmente.

É preciso notar que a palavra ansiosidade, como proveniente de ânsia, deve ser escrita com “S” nas terceira e quarta sílabas, e não substituindo a primeira por “C”, quando estaremos escrevendo “anciosidade”, palavra que não existe em nosso idioma.

Transtornos de ansiosidade

Todos os transtornos decorrentes de ansiedade ou ansiosidade tem como manifestação principal o nível do estado emocional de apreensão que uma pessoa tem, esperando sempre que algo de ruim aconteça, criando assim, até mesmo reações físicas e mentais que são extremamente desconfortáveis.

Para essas pessoas, é muito comum que haja uma conformidade entre as sensações, podendo apresentar mais de um tipo de transtorno ao mesmo tempo, podendo esses sintomas levarem a quadros depressivos que exigem tratamento.

Para a psicologia e psiquiatria, que estudam os transtornos de ansiosidade, as principais manifestações de ansiedade são as seguintes:

  • Estresse pós-traumático, quando a pessoa vive numa expectativa recorrente de acontecer novamente uma experiência que lhe tenha sido muito traumática, como um assalto, um acidente ou mesmo algum evento pessoal que possa ter deixado profundas marcas. O estresse pós-traumático pode desaparecer sem maiores consequências, mas, se houver continuidade, precisa de tratamento psicanalítico.
  • Distúrbio de ansiedade generalizada, que se manifesta como um estado de preocupação em excesso sobre os problemas da vida. Esse distúrbio pode ser acompanhado de irritabilidade, de inquietação, de fadiga ou humor deprimido, criando muitas vezes dificuldade de concentração.
  • Síndrome do pânico, uma situação mais avançada, quando acontecem ataques de pânico inesperados, com crises de intensa ansiedade, podendo também gerar problemas como taquicardia, dificuldade de respirar, sensação de irrealidade e outros sintomas.
  • Fobia simples, quando é o medo irracional de um objeto, de uma situação ou mesmo de um animal. A fobia tem cura através de terapia.
  • Fobia social, quando a pessoa não se sente bem em público, apresentando sintomas como tremor, suor, alteração na voz e nos gestos. A fobia social impede a pessoa de agir normalmente em público.
  • Transtorno obsessivo-compulsivo, um estado em que as obsessões ou compulsões se apresentam repetidamente, criando um grande sofrimento ao seu portador, como ideias e imagens que lhe povoam a mente, ou dúvidas sobre o que tenha feito ou não. O tratamento também deve ser feito por psicoterapia.
O significado de Ansiosidade está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Ansiosidade |