Ansiosidade é uma palavra que tem suas origens no latim, sendo derivada da palavra anxia, que significava angústia, aflição.
Ansiosidade, substantivo feminino, é uma palavra utilizada para definir períodos de ansiedade de uma pessoa, ou seja a sensação de aflição e agonia, que pode ser classificada como incômodo psíquico ou físico.
A ansiosidade pode apresentar-se como psicopatologia em determinados casos, mostrando uma condição emocional de sofrimento do indivíduo, que fica na expectativa de algum acontecimento perigoso e inesperado, diante do qual a pessoa se considera indefesa. A pessoa que tem esse tipo de psicopatologia, sofrendo de ansiosidade, é considerada ansiosa.
O indivíduo ansioso é aquele que mostra preocupações excessivas, apresentando-se socialmente angustiado e inseguro, vivendo num limite entre o que é real e o que imagina que pode ocorrer com ele, mesmo que não haja qualquer indício de um acontecimento repentino e inesperado que possa prejudicá-lo.
Sobre o termo ansiosidade, podemos considerá-lo como sinônimo de ansiedade, já que ambas as palavras possuem o mesmo significado. No entanto, a palavra ansiedade possui seu uso mais generalizado, sendo a mais conhecida atualmente.
É preciso notar que a palavra ansiosidade, como proveniente de ânsia, deve ser escrita com “S” nas terceira e quarta sílabas, e não substituindo a primeira por “C”, quando estaremos escrevendo “anciosidade”, palavra que não existe em nosso idioma.
Todos os transtornos decorrentes de ansiedade ou ansiosidade tem como manifestação principal o nível do estado emocional de apreensão que uma pessoa tem, esperando sempre que algo de ruim aconteça, criando assim, até mesmo reações físicas e mentais que são extremamente desconfortáveis.
Para essas pessoas, é muito comum que haja uma conformidade entre as sensações, podendo apresentar mais de um tipo de transtorno ao mesmo tempo, podendo esses sintomas levarem a quadros depressivos que exigem tratamento.
Para a psicologia e psiquiatria, que estudam os transtornos de ansiosidade, as principais manifestações de ansiedade são as seguintes: